sábado, 24 maio 2025
Whatsapp | (24)99202-0053

Nacional

Morre repórter Rafael Henzel, sobrevivente da tragédia da Chapecoense

Jornalista que trabalhou em TV regional morre de infarto

26/03/2019 21:42:53

Morreu na noite desta terça-feira, em Chapecó (SC), o jornalista Rafael Henzel, de 45 anos. Locutor e repórter esportivo na cidade catarinense, ele ficou conhecido em todo o país por escapar com vida da tragédia que envolveu o time da Chapecoense, em novembro de 2016, quando o avião que levava o time caiu na Colômbia.

Henzel teve um infarto enquanto jogava futebol. Ele foi socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu e morreu. A notícia foi confirmada pela Rádio Oeste Capital de Chapecó, onde Henzel trabalhava.

O jornalista trabalhou na década de 2000 na TV Rio Sul, afiliada da TV Globo em Resende. Ele chegou a escrever um livro contando a tragédia que passou com o time da Chapecoense. 

Nascido em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, Rafael iniciou sua carreira de radialista aos 15 anos justamente na Rádio Oeste Capital FM, da cidade de Chapecó, passando por diversas rádios da cidade até estrear na televisão em 1993 como repórter da RCE TV, localizada em Xanxerê, também em Santa Catarina.

Também atuou como jornalista na TV Rio Sul,em Resende,  antes de retornar para a Rádio Oeste Capital FM, na qual mantinha um programa esportivo.

Em 28 de novembro de 2016, ele embarcaram no Voo LaMia 2933, a serviço da Chapecoense, proveniente de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e com destino ao Aeroporto Internacional José María Córdova em Rionegro, Colômbia, onde o clube disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional.

A aeronave ficou sem combustível e caiu, matando 71 das 77 pessoas que estavam a bordo, tendo por passageiros atletas, equipe técnica e diretoria do time brasileiro da Chapecoense, jornalistas e convidados. Henzel foi o único jornalista sobrevivente no acidente aéreo, mas teve sete costelas quebradas, pneumonia e lesão no pé direito.

Após permanecer internado por dez dias na UTI e vinte em um hospital da cidade de Medellín, Henzel retornou a Chapecó em 13 de dezembro de 2016 juntamente com o lateral Alan Ruschel, um dos sobreviventes do acidente.

Apesar da tragédia, voltou a atuar na profissão, inclusive prontificando-se para narrar o jogo de estreia da Chapecoense na Copa Libertadores da América de 2017 contra o Zulia, na Venezuela.

Foi comentarista da RBS TV na Copa Libertadores da América de 2017. Além disso, tornou-se o autor do livro "Viva Como se Estivesse de Partida", com relato sobre o acidente aéreo. (Foto: Arquivo pessoal)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Celular

E-mail

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:35 Polícia