Política
28 candidatos de VR ainda aguardam decisão do TSE
06/10/2012 14:17:42Vinte e oito candidatos a vereador de Volta Redonda ainda aguardam decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) quanto à validade de suas candidaturas para o pleito deste domingo. Todas estão na condição de “indeferido com recurso”. Ao todo, dois mil candidatos em todo o país estão na mesma condição.
Os candidatos de Volta Redonda que esperam decisão para saber se os votos que receberem serão válidos são: Luis Cláudio da Silva, Soró (PCdoB), Professor Alan da Fanfarra PMDB), Marcelinho (PSC), Inspetor Almico (PMDB), Cezinha Juntos Somando Forças ((PSDC), Carlos do Cloro (PV), Débora Andrade (PT0, Edmilson Rosa (PV), Beto do Saae (PR), Ernane de Paula (PSDC), Evaldo Marinho (PSDC), Belinha (PSDB), João Batista “Vovô” (PR0, Joel Oliveira (PSC), Jovelino (PSDB), Luizinho do Detran (PSDC), Marquinho Banana (PCdoB), Maurício Ferreira, o Árbitro (DEM), Paulinho do RX (PV), Paulinho da Enfermagem (PCdoB), Renê da Sapataria Aline (PV), Rodrigo de liveira (PRB), Ronaldo do Eucaliptal (PCdoB), Sérgio Murilo PSC), Cantor Nena (PTN), Paulinho Turismo (PSDC) e Wesley (PRB).
Segundo a presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, ao final da eleição deste domingo, candidatos com processo de impugnação pendente terão o número de votos indeferido. Na totalização a ser divulgada pelo TSE, devem aparecer inicialmente os candidatos que não registram nenhum processo, enquanto os que ainda podem sofrer impugnação serão apresentados separadamente.
IMPACTO – A ministra minimizou o impacto que a quantidade de recursos apresentados por candidatos impugnados ainda sem decisão pode ter no pleito deste domingo. Segundo ela, o órgão já julgou cerca de quatro mil dos quase sete mil processos relacionados às eleições para prefeito e vereador deste ano. Cerca de dois mil recursos permanecem sem decisão, sendo que mais de 800 aguardam parecer do Ministério Público Eleitoral. .
“Quando se diz que ainda há recursos pendentes, não significa que o candidato impugnado não tenha recebido qualquer decisão. Ele teve uma decisão do juiz, outra do Tribunal Regional Eleitoral e, claro, no exercício do seu direito, recorre pra cá", disse. “O que não houve foi a finalização de um total que é muito superior aos sete mil que aqui chegaram”, completou.
De acordo com a ministra, alguns tribunais regionais eleitorais, como o de São Paulo, chegaram a receber mais de 20 mil processos de impugnação. “Tudo foi julgado. Dos que chegaram relativos às eleições de 2012, são pouco menos de dois mil que ainda não tiveram decisão final, mas que tiveram decisões.”
Ao final da apresentação do sistema de dados do TSE, Cármem Lúcia evitou falar sobre expectativas para a conclusão da apuração dos votos em todo o país. “Estamos todos trabalhando para que os cidadãos brasileiros tenham o resultado o mais depressa possível, mas não me arrisco a nenhum horário. Vamos esperar até amanhã”, destacou.