domingo, 21 julho 2024
Whatsapp | (24)99202-0053

Especiais

Cresce juros do cheque especial e para empréstimo pessoal e aumentam

29/09/2011 16:46:30

Segundo pesquisa da Fundação Procon-SP divulgada nesta quarta-feira (10), os juros médios cobrados no cheque especial subiram para 9,33% ao mês (a.m.) em dezembro, a maior taxa desde junho de 2003 (9,43%). Esse foi o segundo mês consecutivo que a taxa ficou acima dos 9% - em novembro foi 9,24% a.m. Ao ano, a taxa média do cheque especial ficou em 191,75%.

O empréstimo pessoal apresentou pelo terceiro mês consecutivo taxa média superior a 6% ao mês, os 6,25% em dezembro (ante 6,15% ao mês em novembro), igualando a marca registrada em abril de 1999 e atingindo a maior taxa média desde março do mesmo ano (6,77%). Ao ano, a taxa média do do empréstimo pessoal ficou em 107,06%.

Segundo o Procon, a pesquisa de taxas de juros de empréstimo pessoal e cheque especial para pessoa física foi realizada em 2 de dezembro, com dez instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.

- A pesquisa de juros detectou, mais uma vez, aumento das taxas médias nas duas modalidades estudadas, embora o número de bancos que elevaram suas taxas tenha sido inferior ao observado no mês passado -, informou o estudo.

Neste mês, dois bancos aumentaram a taxa de juros do empréstimo pessoal e três do cheque especial e, em novembro, cinco aumentaram a taxa do empréstimo pessoal e sete do cheque especial.

O Procon-SP recomenda ao consumidor continuar cauteloso e adiar qualquer tomada de empréstimo até que as taxas estejam em níveis mais razoáveis.

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:39 Política