Internacional
Papa morreu de AVC seguido de insuficiência cardíaca irreversível, anuncia Vaticano
21/04/2025 15:31:36O Vaticano comunicou que a causa da morte do papa Francisco foi por AVC (Acidente Vascular Cerebral), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível. A certidão médica que atestou a morte do pontífice ressaltou que após o AVC, o papa entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35min, no horário de Roma (2h35min em Brasília). Ele morreu em seu apartamento, na residência de Santa Marta, na Cidade do Vaticano, onde vivia desde sua nomeação em 2013.
O Vaticano informou que, segundo seu boletim médico, o quadro foi agravado por pneumonia bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo 2. A morte foi confirmada por um exame de eletrocardiograma. O diretor do Departamento de Saúde e Higiene da Cidade do Vaticano, Andrea Arcangeli, assinou o atestado.
Internado por mais de um mês, entre fevereiro e março, Francisco chegou a ficar em estado crítico, em decorrência de uma pneumonia dupla, chegando a precisar de transfusão de sangue de duas unidades de saúde, depois de passar por uma crise respiratória prolongada semelhante à asma. Seus exames, em fevereiro, indicaram uma leve insuficiência renal. Naquela época, o Vaticano já descrevia a pneumonia do papa como "complexa", causada por dois ou mais microorganismos. (Imagem: Pope Francis/Instagram)