Cultura
HBO exibe desenho adulto à tarde e pais reclamam
03/08/2017 16:46:54“Dentro de um supermercado, os alimentos sonham em serem escolhidos pelas pessoas e se mudarem para as casas dos compradores. Mas eles nem suspeitam que serão cortados, ralados, cozidos e devorados”.
Esta é a sinopse de “Festa da Salsicha”, animação que vem sendo exibida de manhã e à tarde pelo HBO, canal na TV por assinatura. No entanto, o filme – não recomendado para menores de 16 anos, conforme classificação do Ministério da Justiça – virou motivo de preocupação e até de indignação de pais, por seu conteúdo considerado violento e pornográfico.
É cada vez maior o número de alertas, principalmente, em grupos de mães com filhos nas escolas sobre o filme que, já em sua estreia, em 2016, causou polêmica por ser uma animação para adultos. A principal crítica é ao fato de a produção, mesmo com a classificação recomendada pelo Ministério da Justiça, estar sendo exibida em horários em que muitas crianças estão diante das TVs, em busca de desenhos animados.
“Atenção! Quem tem filho pequeno deve ficar atento. Essa semana estreia na programação da HBO um filme chamado ‘Festa da Salsicha’. Parece inofensivo porque é desenho animado, mas tem cenas de sexo grupal e das mais variadas maneiras”, avisa um texto que circula no WhatsApp desde o início da semana. O texto foi compartilhado em vários grupos do aplicativo em cidades da região.
- Fiquei horrorizada ao ver as cenas e logo passei para o grupo da escola – contou uma mulher ao FOCO REGIONAL.
Outra, que tem um filho de 6 anos, ficou surpresa: “O que é isso, gente! O mundo tá perdido mesmo. Se uma criança está vendo isso e você não está prestando atenção, deixa ver numa boa, pois pensa que é apenas um desenho animado”.
À publicação Metrópoles, a psicóloga Ana Paula Chaves disse que o filme não é apropriado ao público infantil. “O conteúdo é politicamente incorreto, possui sexismo e cita conflitos étnicos. Uma criança não tem maturidade emocional para acompanhar isso”, disse. Mas, ressaltou, a responsabilidade sobre a exposição a esse tipo de conteúdo deve ser dos pais: “A gente não pode esperar isso do Estado ou da emissora, pai e mãe têm a responsabilidade de educar e cuidar”.
Caso a criança se interesse em assistir, a recomendação da psicóloga é explicar que o filme, apesar de ser um desenho animado, é destinado para adultos. “Dizer: ‘não é pra sua idade’ e pronto”, aconselha Ana Paula.
A HBO não se manifestou a respeito. (Foto e vídeo: Divulgação)