quarta-feira, 08 janeiro 2025
Whatsapp | (24)99202-0053

Educação

Profissionais da educação vão às ruas por piso nacional

Em BM, ato foi na Praça da Matriz; em VR, em frente à prefeitura

22/03/2023 16:25:40

Profissionais da educação de todo o país saíram às ruas nesta quarta-feira (22) para reivindicar o cumprimento do piso nacional do magistério, no Dia Nacional de Mobilização pela Educação Pública de Qualidade. Em Volta Redonda, a manifestação foi em frente ao Palácio 177 de Julho, sede do governo municipal. Em Barra Mansa, eles se concentraram na Praça da Matriz, no Centro.

“Estamos aqui para reivindicar o nosso piso nacional e também melhores condições: progressão na carreira e plano de cargos e salários. Nossas escolas estão sucateadas e funcionários trabalhando acima da sua carga horária. Então, estamos reivindicando não só a parte econômica, que é o piso nacional do magistério, mas também condições para que a gente possa dar uma aula pública de qualidade”, disse Rosa França, do Departamento de Finanças do Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação) de Barra Mansa, Rose França.

Apesar de garantido em lei desde 2008, o piso salarial do magistério ainda não é cumprido por todos os estados e municípios brasileiros. As prefeituras alegam não dispor de recursos para o cumprimento do piso salarial da categoria, que este ano foi fixado em R$ 4.420,55, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) em janeiro.

O valor do piso do magistério é calculado com base na comparação do valor aluno-ano do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) dos dois últimos anos.

O valor aluno-ano é o valor mínimo estabelecido para repasse do Fundeb para cada matrícula de estudante na educação básica por ano. O repasse do Fundeb envolve recursos provenientes da arrecadação de estados e municípios e da União, quando houver necessidade de complementação financeira. (Fotos: Divulgação)

Profissionais da educação vão às ruas por piso nacional

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Celular

E-mail

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:16 Polícia