Especiais
YouTube Space Rio funcionará totalmente online e sem mais espaço físico
19/08/2021 14:37:57Fonte: Unsplash
No dia 7 de agosto de 2017, a Google realizou a inauguração do YouTube Space Rio, um ambiente voltado para os criadores de conteúdo em formato de vídeos online na cidade do Rio de Janeiro. Entretanto, durante a crise do ano passado, a empresa norte-americana decidiu mudar a forma de atuação e fechou o espaço que era localizado no bairro da Saúde. A ideia é criar um ambiente 100% online, com palestras e congressos, para facilitar ainda mais o contato entre o YouTube e os produtores.
O anúncio do fechamento permanente do YouTube Space Rio foi realizado no início de 2021, após o local ficar encerrado por mais de seis meses. Assim, a Google começou a colocar em prática a criação de um ambiente digital que possa ajudar os criadores de conteúdo, e de uma forma integral com outras cidades e países. Os espaços criados pela Google em Berlim, Londres, Los Angeles, Nova York, Paris e Tóquio também foram encerrados com o mesmo objetivo.
Assim, o YouTube segue a tendência de migrar para a realização de mais eventos online, algo que ganhou força no Brasil recentemente. Por exemplo, em abril deste ano, a Fundação CSN realizou lives e apresentações online na comemoração dos 80 anos da CSN. Ou seja, o mercado conseguiu entender os benefícios dos eventos virtuais, e está começando a focar 100% para isso.
Entretanto, a empresa norte-americana confirmou que, caso seja necessário, serão criados espaços temporários para realização de eventos. Isso era algo que acontecia no passado, mesmo sem uma presença virtual forte, algo que vai mudar agora. Apesar disso, o foco principal será na disponibilidade de ferramentas online para os influenciadores digitais e para as empresas que usam o YouTube como plataforma de compartilhamento de vídeos.
O uso de ferramentas online para ajudar na criação de vídeos é algo que tem crescido recentemente, principalmente aqui no Brasil. É o caso, por exemplo, do Movie Maker Online da InVideo. A plataforma de edição de vídeo gratuita foi desenvolvida para facilitar a criação e edição de conteúdos neste formato, com foco nos usuários menos experientes. O editor dispõe de templates personalizáveis, biblioteca de imagens e a opção de renderizar e exportar o vídeo, em questão de minutos, para as redes sociais, seja o próprio YouTube ou até mesmo outros aplicativos com vídeos.
A disponibilidade de recursos online para a criação de vídeo foi o que motivou as mudanças no YouTube. Apesar da importância do espaço físico ainda existir, o universo digital tem ganhado cada vez mais espaço na rotina das pessoas. No caso de criação de conteúdo, é mais fácil e acessível usar recursos que sejam acessíveis. No caso de palestras e eventos, uma plataforma de live streaming eficiente é o bastante para conseguir integrar os participantes.
Essa mudança do YouTube no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, vai acontecer durante os próximos meses e vai ter total atenção da empresa. Com mais de R$ 65 bilhões movimentados por aqui em 2020, a Google sabe que o mercado brasileiro tem grande potencial no futuro, principalmente com os vídeos online.
O alcance desse conteúdo por aqui, principalmente nas redes sociais, é cada vez mais forte. Apesar do encerramento do YouTube Space Rio, a impressão é que a Google está apenas mudando a forma de atuar na cidade e no país, e não recuando. A motivação é simples: o mundo mudou e está ficando mais digital, e os recursos online estão ficando cada vez mais atraentes e acessíveis para os criadores de vídeos e de outros formatos de conteúdo.