sexta-feira, 27 maio 2022
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

VR recebe mais 11 mil vacinas contra a Covid-19

Cidade segue com estratégias descentralizadas de vacinação

07/12/2021 12:18:40

Volta Redonda recebeu mais 11 mil vacinas contra a Covid-19. O novo estoque foi entregue pelo governo do estado do Rio de Janeiro e, com essa remessa, a cidade permanece com as novas estratégias de vacinação descentralizadas.

As medidas adotadas são para facilitar o acesso dos imunizantes à população, como o carro da vacinação, com apoio da Defesa Civil, que percorre a cada dia um novo bairro, das 9 às 13h. A escolha das localidades leva em consideração as áreas mais extensas territorialmente e as mais distantes das unidades de saúde., segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Além dos postos de imunização nos centros comerciais – os dois shoppings, das 10 às 20h – todas as 46 unidades de saúde (UBS e UBSF) estão vacinando das 8h às 16h. Onze funcionam com horário estendido para atender a população. Até às 21h: São João, São Geraldo, 249, Vila Mury e Volta Grande. Até às 18h: Siderlândia, Jardim Paraíba, Vila Rica/Tiradentes, Santo Agostinho, Açude I e Santa Cruz.

As novas estratégias foram definidas pela secretaria para atingir, principalmente, os faltosos da segunda dose e da dose de reforço. De acordo com a secretaria, já foram aplicadas 231.389 primeiras doses, o que representa 98% da população acima de 12 anos.

As equipes volantes de vacinação também estão conseguindo atingir pessoas que ainda não haviam tomado nem a primeira dose da vacina.

Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, o sanitarista Carlos Vasconcellos, a média de pessoas que estão recebendo a primeira dose é de 80 por dia, mas a maioria das aplicações é referente às doses de reforço e segunda dose.

Ele ressaltou que Volta Redonda “não mede esforços para vacinar e a proximidade de levar a dose para porta da casa das pessoas foi uma medida eficaz para atingir os ainda não vacinados”.

- A nova estratégia é o “empurrãozinho” que faltava para a pessoa que ainda não se vacinou. O carro da vacina é como se fosse o “carro do ovo”: passa na porta da casa das pessoas e aplica as doses. No caso de moradores acamados ou com alguma dificuldade de locomoção, a equipe de Saúde entra na casa e presta o atendimento. A vacinação em domicílio acontece desde o início da campanha de vacinação em Volta Redonda, mas seguimos intensificando a aplicação de doses, principalmente, reforçando a terceira em idosos”, comentou Vasconcellos.

Carro da vacinação – Os primeiros bairros atendidos pelo carro da vacinação foram Santa Cruz, Vila Americana, Santa Rita do Zarur e São Luiz. Nesta terça-feira (7), o carro-volante percorre os bairros Açude I, II, II e IV. Entretanto, devido à chuva, nesta manhã as equipes da saúde estão aplicando as doses da vacina contra a Covid-19 na sede da Associação de Moradores e Amigos do bairro Açude. Uma equipe da saúde continua vacinando as pessoas acamadas ou com alguma dificuldade de locomoção em casa.

Veja a programação do carro da vacina

4ª feira (8) – Ponte Alta

5ª feira (9) – Conforto

6ª feira (10) – Monte Castelo

Sábado (11) – Jardim Paraíba

2ª feira (13) – Água Limpa I

3ª feira (14) – Roma

4ª feira (15) – Jardim Belvedere

5ª feira (16) – Água Limpa II

6ª feira (17) – Siderlândia

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:45 Polícia