Cidades
VR: promotores visitam equipamentos públicos de atendimento a deficientes
Eles estiveram no CAPD e na Residência Inclusiva
17/08/2023 09:52:57A Secretaria de Ação Comunitária (Smac) de Volta Redonda recebeu na terça-feira, 15, a visita de promotores de Justiça para conhecer os equipamentos existentes na cidade voltados para o atendimento da pessoa com deficiência. A visita reuniu a promotora de Justiça e coordenadora das promotorias da Pessoa com Deficiência do estado do Rio de Janeiro, Carolina Senra; o promotor de Justiça da 3ª Promotoria de Tutela Coletiva, Leonardo Kataoka, e a equipe do Ministério Público estadual (MPRJ). Eles visitaram duas unidades do Departamento de Proteção Social Especial (DPES) da Smac. Na parte da manhã, estiveram no Centro Dia da Pessoa com Deficiência (CAPD), no bairro Jardim Paraíba, destinado a pessoas de 18 a 59 anos com deficiência intelectual, física e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
À tarde, os promotores estiveram na Residência Inclusiva, um serviço da alta complexidade voltado ao acolhimento de até 10 pessoas adultas (também 18 a 59 anos) com deficiência, que não dispõem de condições de autossutentabilidade. A unidade fica na Brasilândia e funciona 24 horas por dia.
Carolina Senra ressaltou a importância do trabalho desenvolvido na cidade e informou que o planejamento do MPRJ é propor a expansão dessas ações em todo o estado.
“Em Volta Redonda temos gestores que apoiam todas as iniciativas das equipes, dando suporte e autonomia em prol dos cidadãos que mais necessitam de atenção e cuidados. E isso é fundamental para que o trabalho realizado seja de excelência”, disse a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Mariana Pimenta do Nascimento, ao comentar a importância do trabalho qualificado e o envolvimento das equipes que estão na execução dos serviços. (Foto: Divulgação)