Cultura
VR: painéis urbanos se destacam no Aterrado
16/01/2023 15:23:54A Estação das Artes, produtora cultural de Volta Redonda dirigida pelo compositor e produtor cultural Sergio Vieira, implantou em Volta Redonda o maior projeto de arte urbana da região Sul Fluminense. Trata-se do “Memórias
Ancestrais & Urbanas”, o único da região do Médio Paraíba selecionado no Edital “Rua Cultural”, da Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa, em todas as fases do edital, obtendo a nota máxima.
O projeto proporcionou que dois imensos painéis fossem pintados na técnica grafite, sendo um em homenagem aos metalúrgicos, medindo 20 metros de altura por 18 de largura, na fachada de um prédio situado na Rua Neme Felipe, no bairro Aterrado. O painel pintado pelo artista urbano Marcelo Eco, do Rio de Janeiro, um dos mais conceituados do país.
Um segundo painel em homenagem aos povos indígenas (os quais habitaram a nossa região desde o século XVIII) medindo 8 metros de altura por 30m de largura, também foi pintado na fachada de uma loja, em frente à chaminé do século XVIII, também na Neme Felipe, pelos artistas urbanos Jader Matos e Guilherme Koslowski, de Volta Redonda.
Os três artistas ainda ministraram uma oficina para alunos da Escola Estadual Barão de Mauá compartilhando suas experiências em arte urbana e deixando como legado a pintura do muro da escola.
Para Sergio Vieira, o projeto é de suma importância para Volta Redonda e região, pois, segundo ele, contribui para o fortalecimento do turismo, criando também novas opções culturais para os moradores, através de ações que serão implantadas após a sua inauguração, transformando aquela área do bairro Aterrado em um corredor cultural.
“Pretendemos também com esse projeto e com a parceria de outras instituições públicas e privadas revitalizar economicamente aquela área do bairro Aterrado, que abriga uma chaminé do século XVIII, que é patrimônio artístico municipal, e o primeiro mercado popular de Volta Redonda, o atual mercado das bicicletas”, disse Sergio.
De acordo com o Secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza, o edital Rua Cultural nasceu ano passado, em reunião com a Secretaria de Estado de Cultura. “Mostramos a importância de se fazer arte urbana em todo o estado. Considero a arte como ferramenta de transformação na vida das pessoas. Então, montamos o edital e diversos projetos foram contemplados, incluindo o proposto pela Estação das Artes, através de Sergio Vieira, o proponente do projeto de Volta Redonda”, disse Anderson.
Foi montada pela Secretaria Municipal de Cultura uma exposição fotográfica do projeto que, segundo Anderson, será visitada pelos alunos da rede pública para fortalecer ainda mais a ideia de que cultura é primordial e gênero de primeira necessidade, ao contrário do que muitos pensam. (Fotos: Divulgação)