sexta-feira, 14 maio 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

VR: Metade dos exames de leishmaniose tem resultado positivo

20/03/2021 10:21:29

A prefeitura de Volta Redonda está realizando uma série de ações para prevenção, monitoramento e controle de zoonoses. Uma é o combate à leishmaniose visceral. A doença é transmitida pelo mosquito-palha, que pica os cães e introduz formas do protozoário Leishmania em sua circulação sanguínea. Apenas em janeiro e fevereiro deste ano, dos 62 exames realizados no Centro de Zoonoses 31 tiveram resultado positivo.

De acordo com Janaína Soledad, coordenadora do Centro de Zoonoses, a doença pode se manifestar de dois meses a dois anos da inoculação do parasita. “Ela pode se manifestar de forma multissistêmica, afetanto principalmente, a pele, causando lesões, e onicogrifose”, explicou, lembrando que a leishmaniose pode ser transmitida igualmente para humanos pela picada do inseto infectado e causa também lesões sobretudo no baço, fígado, rins e medula óssea. Segundo a coordenadora, não ocorre transmissão direta da doença pelo animal.

PREVENÇÃO – O mosquito-palha é mais encontrado em matas urbanas e em ambientes onde resíduos orgânicos são descartados incorretamente, geralmente em locais úmidos e com pouco sol.  É preciso manter a limpeza do ambiente, sobretudo em criações de animais como porcos e galinhas. Ainda de acordo com a coordenadora, outras formas de evitar a doença são o uso de coleiras repelentes, telagem de canis e orientações sobre vacinação de forma preventiva. Como as demais zoonoses, a leishmaniose é rotineiramente monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde, que orienta quanto à melhor conduta pelo tutor do animal.

Os principais sinais da leishmaniose nos cães são lesões ao redor dos olhos, narinas e orelhas, aumento do abdômen, queda de pelos e o crescimento exagerado das unhas. Em humanos, além do aumento do abdômen e do emagrecimento, há febre intermitente e anemia. Diante de qualquer um desses sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente uma das unidades de atenção básica do município.

O Centro de Zoonoses de Volta Redonda realiza o exame gratuitamente em caso de suspeita mediante agendamento pelo telefone (24) 3339-4555. (Foto ilustrativa)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

15:41 Polícia