segunda-feira, 22 julho 2024
Whatsapp | (24)99202-0053

Esporte

Volta Redonda vai sediar Festival Paralímpico 2024

03/04/2024 13:24:14

Volta Redonda vai sediar por mais um ano consecutivo o Festival Paralímpico Loterias Caixa, edição 2024. A cidade está entre as escolhidas e anunciadas nesta semana pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da sua Diretoria de Desenvolvimento Esportivo.

O festival, que será realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) – sob a chancela do CPB –, acontecerá em duas etapas. A primeira será no dia 21 de setembro (véspera do Dia Nacional do Atleta Paralímpico) e a segunda, em 3 de dezembro (Dia Internacional das Pessoas com Deficiência).

“Já é o quarto ano consecutivo que vamos sediar o Festival Paralímpico. Está se tornando uma tradição esportiva em Volta Redonda. E mais uma vez estaremos com a cidade preparada para essa grande ação, que promove a experimentação esportiva, de forma lúdica, a crianças com e sem deficiência, promovendo também a inclusão”, destacou a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, lembrando que as atividades acontecerão na Arena Esportiva Nicolau Yabrudi (Seu Nula), no bairro Voldac.

Todas as 27 unidades federativas do Brasil (26 estados e o Distrito Federal) receberão o festival em 2024. O evento tem o objetivo de proporcionar a crianças e jovens, de 8 a 17 anos, com e sem deficiência, a experiência de vivenciar as modalidades paralímpicas e difundir o movimento paralímpico em todo o território nacional.

Com a primeira etapa realizada em maio e a segunda em setembro, o Festival Paralímpico Loterias Caixa reuniu mais de 300 participantes em 2023. A edição do ano passado contou atletismo, parabadminton, vôlei sentado e parataekwondo (esporte que estreou nas Paralimpíadas de Tóquio, em 2021).

A primeira edição do festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de sete mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19.

Em 2021, o Festival Paralímpico reuniu oito mil crianças em 70 sedes espalhadas pelo país. Em 2022, o evento contou com cerca de 15 mil crianças e adolescentes em 98 cidades.  Já em 2023, o Festival Paralímpico passou a ter duas edições anuais. Em maio, o evento contou com 21 mil participantes, assim como em setembro, somando um total de 42 mil inscrições acumuladas. (Foto: Divulgação / Cris Oliveira)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:19 Polícia