segunda-feira, 14 julho 2025
Whatsapp | (24)99202-0053

Saúde

Volta Redonda registra 5 mortes este ano por Influenza

Secretaria de Saúde prepara ofensiva para aumentar a vacinação

30/05/2025 11:22:41

Cinco pessoas já morreram este ano em Volta Redonda em consequência da gripe (Influenza). O número consta de nota técnica atualizada nesta sexta-feira (30) pela Secretaria Municipal de Saúde. Dos cinco óbitos, três ocorreram em hospitais particulares e, os demais, no Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (Hospital do Retiro). O primeiro ocorreu em 6 de fevereiro e, a mais recente, no último dia 24. Os outros três também foram em maio.

O quadro se torna ainda mais preocupante porque o número de mortes, se contabilizadas as de outros pacientes que já sofriam de alguma comorbidade, salta para 41, sendo mais da metade registrada no Hospital Regional, no bairro Roma. Contudo, a unidade recebe pacientes de outras cidades do estado, mas o número é contabilizado em Volta Redonda.

Apesar de todos os esforços da Secretaria Municipal de Saúde para sensibilizar a população a tomar a vacina, até agora a procura segue abaixo de 20% do público alvo – a exemplo do que está ocorrendo em todo o país. Autoridades da área de saúde atribuem o desinteresse pela polêmica gerada pela vacina contra a Covid-19.

Por isso, em Volta Redonda, a intenção é aumentar a ofensiva para convencer a população a se imunizar, reduzindo o número de internações e a sobrecarga que se verifica na rede de saúde. Uma das estratégias é criar polos de atendimento por distritos de saúde, que vão funcionar nos bairros Siderlândia, São Geraldo, Vila Mury e Santo Agostinho.

Em unidades de saúde destes bairros, adiantou ao FOCO REGIONAL a secretária de Saúde, Márcia Cury, serão realizadas teleconsultas para casos de síndrome gripal leve. A expectativa é de que a iniciativa comece a funcionar já na próxima segunda-feira (3).

“É uma medida para tirar da emergência dos hospitais os casos leves”, disse Márcia, acrescentando que um polo de atendimento será instalado no Hospital do Retiro: “Se for síndrome gripal leve, a pessoa não precisará ficar no interior do hospital. Ali mesmo ela será medicada e poderá ir para casa”.

Ampliação – Desde o último dia 15, a vacinação contra Influenza foi estendida para todas as pessoas com idade acima de 6 meses. A imunização é realizada das 8h às 17h em todas as 46 unidades da Atenção Primária em Saúde do município. As Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) 249 e Santa Cruz funcionam em horários estendidos, das 8h às 18h30min, inclusive aos finais de semana e feriados.

Nesta sexta-feira, a Secretaria de Saúde está aplicando a vacina no Sider Shopping, na Vila Santa Cecília. A imunização ocorre no segundo piso e vai até às 17h. Na próxima segunda, seráq na Câmara Municipal, no Aterrado, de 14 às 17h 

A ideia é levar a vacina a outros lugares, inclusive igrejas. Para receber a dose, é necessário apresentar apenas um documento de identificação, de preferência, a caderneta de vacinação. (Foto: Arquivo)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:49 Cidades