domingo, 05 dezembro 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Volta Redonda: morre o empresário Jonas de Carvalho

Ele foi diretor da Aciap e CDL e dono da Sotil Imobiliária

21/11/2021 21:06:44

O empresário Jonas de Carvalho, um dos mais tradicionais de Volta Redonda, morreu neste domingo (21). Ele estava internado no Hospital da Unimed, em razão de uma queda sofrida em casa. O empresário tinha 93 anos. Seu sepultamento será realizado nesta segunda-feira (22), no Portal da Saudade, em horário ainda a ser definido.

Nascido em Conservatória, distrito de Valença, Jonas de Carvalho veio para Volta Redonda no início da década de 1940, antes de a cidade, então distrito, se emancipar de Barra Mansa. Ele criou a Sotil Imobiliária, uma das pioneiras do ramo e que se tornaria também uma das mais tradicionais da cidade.

“A Sotil foi fundada em 1958. Só se falava de venda de terras nas terras do Sávio Cotta de Almeida Gama, que começavam no [bairro] Niterói e iam até a divisa com Barra Mansa”, disse ele numa entrevista ao Canal 36, na qual afirmou também que a CSN só veio para Volta Redonda graças a Sávio Gama. “Era amicíssimo do [governador] Amaral Peixoto, que era casado com a filha do Getúlio Vargas”, afirmou.

Jonas, que se tornou funcionário da CSN, contou ainda que começou vendendo lotes pertencentes a Sávio Gama. Sua primeira atividade comercial em Volta Redonda, no entanto, foi uma firma de contabilidade, à exemplo da Sotil, instalada no bairro Aterrado, onde mais tarde seria instalada a Casa Nula.

Com estas atividades, se aproximou da Aciap (Associação Comercial, Industrial e Agro-Pastoril de Volta Redonda). Também participou da fundação da CDL-VR (Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda). Foi diretor das duas instituições. Em 2016, recebeu o Prêmio Mérito Lojista, da CDL.

“Dentro da Associação Comercial sempre se teve a ideia da necessidade imperativa de se ter um órgão para cuidar diretamente dos interesses dos lojistas. Foi uma ideia de um grupo liderado pelo Leonardo Mollica, que foi tomando corpo”, contou, lembrando que a instituição foi criada com o nome de Clube de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda, sendo instalada no Edifício Pastor, na Avenida Amaral Peixoto, no Centro, até ter sua própria sede, no Aterrado.

Jonas de Carvalho se tornou uma pessoa popular, o que o levou para a política. Foi eleito vereador, cumprindo quatro mandatos, e presidiu a Câmara Municipal. “Eu sempre me comuniquei com Alan Cruz, Dauro Peixoto Aragão, Sávio Gama e outras pessoas mais”, relembrou na mesma entrevista, citando personalidades que tiveram papel crucial na emancipação da cidade. (Foto: FOCO REGIONAL / Arquivo: 12-12-2012)

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:36 Cidades

close