terça-feira, 18 fevereiro 2025
Whatsapp | (24)99202-0053

Cidades

Volta Redonda instala mais duas ciclofaixas

Ampliação de ciclovias favorece a mobilidade urbana

05/11/2024 11:55:58

A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) de Volta Redonda está implementando novas ciclofaixas em dois importantes bairros da cidade: Santa Cruz e Aterrado. A iniciativa visa complementar o sistema cicloviário existente e em expansão, através das obras em andamento pela cidade.

Em Santa Cruz, as novas ciclofaixas – em implementação nas ruas Orlando Jerônimo Telles e Franz João Haasis – são complementares à ciclofaixa da Avenida dos Ex-Combatentes, conectando a avenida principal do bairro a setores mais residenciais internos.

Já no bairro Aterrado, as ruas Simão da Cunha Gago e Coroados, assim como em Santa Cruz, receberão ciclofaixas unidirecionais, permitindo que os moradores circulem por dentro do bairro com bicicletas.

As novas ciclofaixas vão se integrar à Ciclovia 2, atualmente em obras, que interliga Santa Rita do Zarur e Santa Cruz ao Aterrado, passando pelos bairros Voldac, Niterói e Aeroclube. Inicialmente infraestruturas locais, estas ciclofaixas futuramente farão parte de uma rede cicloviária que permitirá ao ciclista percorrer a cidade e seu bairro.

O secretário Paulo Barenco explicou que a iniciativa busca estimular o uso da bicicleta dentro dos bairros, oferecendo aos moradores a opção de realizar suas tarefas cotidianas de uma forma mais saudável e com segurança, ao mesmo tempo em que promove uma redução na velocidade de circulação dos automóveis e favorece o comércio local.

“Esta iniciativa, de caráter experimental, visa avaliar a receptividade da população e a eficácia das ciclofaixas como ferramenta para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos moradores. Os dados coletados durante essa fase-piloto serão fundamentais no planejamento e execução da expansão do sistema cicloviário em outros bairros da cidade”, disse. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:35 Cidades