sexta-feira, 27 maio 2022
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Vigilância Ambiental de BM coleta sangue de cães no São Francisco

Ação faz parte da estratégia de prevenção à leishmaniose

08/12/2021 12:39:03

A Vigilância Ambiental de Barra Mansa realizou nesta quarta-feira (8), no São Francisco, a coleta de sangue em cães para análise de detecção da leishmaniose. Durante a ação, os moradores foram orientados para que a cidade siga com baixa incidência da doença. Paralelamente, aconteceram visitas das equipes de combate à dengue às residências do bairro.

“A triagem que realizamos, acontece em todo o município. Isso nos ajuda a identificar possíveis cães com a doença. Após a coleta, levamos o material para o laboratório da Vigilância, onde é feito o primeiro exame. Caso algum seja positivo, encaminhamos a amostra para a cidade do Rio de Janeiro, para o laboratório Lacen. Se a doença for confirmada, repassamos os resultados para os tutores dos animais a fim de que eles tomem as devidas providências”, explicou Antônio Marcos, coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental.

Ele ressaltou que a cidade possui reconhecimento nacional e um serviço bem avançado em relação à prevenção à doença. “Estamos entre os primeiros no diagnóstico de LVC (leishmaniose visceral canina). Lembrando que a doença pode ser registrada em gatos também, mas os casos são mais raros”.

Durante a ação no São Francisco, os moradores receberam orientações para que a cidade siga com baixa incidência da doença. “É essencial que os moradores, principalmente os que residem próximo a áreas rurais, mantenham os quintais limpos, pois a doença é transmitida através de um vetor - inseto alado conhecido como mosquito-palha, que se reproduz na matéria orgânica, como restos de frutas, comidas e folhas em decomposição. Outra forma de proteção é a coleira com inseticida repelente nos animais, que dura em torno de três meses”, explicou o chefe de equipe de campo de Zoonoses, Hamilton José. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:45 Polícia