quinta-feira, 27 março 2025
Whatsapp | (24)99202-0053

Cultura

Vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2022 participa de encontro em Paraty

Pedro Augusto Baía e Taiane Santi Martins estão percorrendo cidades de todo o país

29/05/2023 10:41:29

Os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura do ano passado, Pedro Augusto Baía e Taiane Santi Martins, estão circulando pelo país em uma série de encontros com leitores. Nesta terça-feira (30), Pedro Baía vai participar do Clube Sesc de Leitores, no Sesc Paraty, que fica na Rua Dona Geralda, 320, no Centro Histórico, às 19h30min.

O Clube Sesc de Leitores se tornou uma atividade tradicional na cidade para os amantes de literatura e cada ciclo do clube tem três encontros. Nos dois primeiros, os participantes debatem sobre o livro trabalhado (cada inscrito ganha um exemplar) e sobre a literatura nacional contemporânea. O último encontro do ciclo conta com a participação do autor para a consolidação do que foi discutido. O Sesc Paraty terá mais dois ciclos do Clube Sesc de Leitores em 2023 e as inscrições para o próximo serão abertas na semana que vem. As informações serão divulgadas no site e nas redes sociais do Sesc Paraty.

Até novembro, a gaúcha Taiane Santi Martins, vencedora com romance “Mikaia”, e o paraense Pedro Augusto Baía, escolhido pela coletânea de contos “Corpos benzidos em metal pesado”, percorrerão cidades de todas as regiões do país e estarão presentes em importantes eventos literários, como a Festa Literária Internacional do Pelourinho(Flipelô); a Festa Literária de Paraty (Flip) e o Festival Literário de Óbidos (Folio), em Portugal. 

“A circulação nacional dos autores é uma iniciativa do Prêmio Sesc para aproximar os escritores dos leitores. Esses encontros proporcionam uma experiência muito rica, de contato com outras culturas e escritas literárias, ampliando o universo dos autores e atuando na formação de novos leitores”, disse a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaína Cunha.

Enriquecimento - Taiane avalia o circuito como um importante enriquecimento para a carreira de um escritor. Para ela, ganhar o prêmio é um reconhecimento pelo aprendizado e lugares por onde passou e viveu. “É a primeira vez que participo e me sinto honrada com o resultado, não apenas como uma conquista pessoal, mas por sentir que não chego até aqui sozinha. Trago comigo toda a vivência de uma formação em escrita; da Oficina de Criação do escritor Luiz Antonio de Assis Brasil; o acolhimento da UniLúrio, na Ilha de Moçambique, onde morei por um tempo durante a escrita do romance”, conta.

Pedro Augusto acredita que o circuito pode potencializar o caminho literário de autores iniciantes. “Comecei lendo livros escritos e publicados por autores independentes de minha cidade, em que o imaginário, a fauna, a flora e povos amazônicos são exaltados. A arte da escrita permaneceu comigo ao longo dos anos, amadurecendo”, afirma.

Os vencedores da edição 2023 foram anunciados na semana passada: “Outro outono de carne estranha”, do paraense Airton Souza, foi escolhido o melhor romance, e “O ninho”, de autoria da pernambucana Bethânia Pires Amaro, foi o selecionado da categoria Conto. Nesses 20 anos de trajetória, o concurso já revelou diversos talentos, como Juliana Leite, Rafael Gallo, Luisa Geisler, André de Leones, Franklin Carvalho, Sheyla Smanioto, Tobias Carvalho e Lucia Bettencourt. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:50 Lazer