terça-feira, 23 julho 2024
Whatsapp | (24)99202-0053

Internacional

União das esquerdas contém ultradireita na França

Extrema direita era apontada como favorita durante campanha

07/07/2024 16:56:47

Os primeiros resultados divulgados às 20h deste domingo (15h em Brasília) indicam a vitória da aliança Nova Frente Popular (NFP), formada pela esquerda, no segundo turno das eleições legislativas antecipadas na França. Após uma campanha eleitoral que durou apenas três semanas, os resultados das urnas surpreenderam.

Contrariando todas as previsões, a legenda da esquerda ficou na frente da coalizão de centro-direita, apoiada pelo presidente Emmanuel Macron. A extrema direita, apontada durante toda a campanha como favorita, ficou em terceiro lugar.

A NFP é formada pelos quatro maiores partidos da esquerda francesa. Ela se formou após os resultados do primeiro turno, quando a coalizão da esquerda e a aliança de centro-direita fecharam mais de 200 pactos locais implícitos, a chamada “frente republicana”, retirando candidatos com menos votos para impedir uma vitória esmagadora de Marine Le Pen e seus aliados.

Derrota – O líder do partido de extrema direita Reunião Nacional (RN), Jordan Bardella, disse que o país foi jogado nos braços da esquerda após a divulgação dos resultados de boca de urna das eleições legislativas deste domingo (7). Bardella disse que as eleições antecipadas convocadas pelo presidente Emmanuel Macron e os acordos políticos jogaram o país "nos braços de Mélenchon (político que é um dos líderes da esquerda francesa)". Ele afirmou que seu partido vai amplificar o trabalho na oposição e chamou um provável acordo entre esquerda e centro de "aliança da desonra". (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:19 Polícia