terça-feira, 23 julho 2024
Whatsapp | (24)99202-0053

Política

Transporte público gratuito deve pautar eleições municipais deste ano, diz Guto Nader

Ele defende projeto em Pinheiral, mas também planejamento ‘antes de promessa’

17/06/2024 11:11:11

O pré-candidato a prefeito de Pinheiral, Guto Nader (MDB), acredita que o transporte público gratuito deverá ser uma das principais pautas das eleições municipais em outubro. Ele aponta o projeto da Tarifa Zero no transporte coletivo como “fundamental” para o desenvolvimento da cidade, mas ressalva: é importante também planejamento “antes de qualquer promessa” em relação ao programa.

“Temos conversado com pessoas dos mais diversos setores da sociedade pinheiralense e constatado que o Tarifa Zero tem plenas condições de proporcionar um impacto positivo para a cidade seja na saúde, na geração de emprego e renda, entre outras áreas. É importante destacar que nós criamos um grupo de estudo desde o início do ano para planejar detalhadamente o melhor caminho para uma possível implantação do projeto de gratuidade. Uma coisa é ter um monte de pré-candidato prometendo que vai fazer, outra é estudar e planejar detalhadamente como fazer”, destacou Guto.

Ele ainda enfatizou que está “profundamente engajado” neste estudo. “Faço questão de estar a par de todos os detalhes, de cada etapa deste estudo. O projeto é muito viável e, na maioria das cidades onde foi implantado, é possível observar ganhos significativos na dinâmica social, econômica e urbana. Já mapeamos os custos médios para Pinheiral e de onde os recursos poderão ser retirados, no nosso caso, pode ser dos royalties do minério”.

No ano passado a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou o resultado de uma pesquisa sobre mobilidade urbana. Nela foi constatado que a redução de preço da tarifa (25%), a diminuição do tempo de espera (24%) e o aumento da segurança (20%) são os principais fatores a fazerem os brasileiros que não são usuários de transporte público utilizarem essa ferramenta nas grandes cidades. Já um outro estudo, realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) revela que os benefícios da adoção da Tarifa Zero vão além do impacto nos sistemas de transporte público, com efeitos positivos externos para outros setores da economia, como a diminuição do índice de remarcações de consultas médicas na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em São Caetano do Sul (SP), ou mesmo uma redução do número de acidentes de trânsito (40%) em Paranaguá (PR), citou o pré-candidato.

Guto aponta ainda um artigo recentemente publicado pelo ex-secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo e vice-presidente honorário da UITP (sigla em inglês da Associação Internacional do Transporte Público), Jurandir Fernandes, abordando justamente a questão levantada por ele, distinguindo promessa de planejamento.

“Temos visitado desenvolvedores e locatários de veículos coletivos elétricos, municípios que implantaram o sistema e qual impacto gerado na comunidade, além de ouvir especialistas para que possamos trazer para Pinheiral o melhor modelo possível, adaptados à nossa necessidade”, afirmou. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:19 Polícia