Lazer
Tradição de 36 anos, procissão montada volta a São José do Barreiro no Dia da Padroeira
São esperados 200 cavaleiros de várias cidades próximas
08/10/2024 10:56:07A cidade de São José do Barreiro se prepara para a 36ª edição da tradicional Procissão Montada, um evento de fé e devoção que atrai cavaleiros de diversas cidades da região. A romaria, idealizada por “Toniquinho”, da Fazenda da Providência, começou com apenas 100 participantes, compostos majoritariamente por moradores da zona rural e da Serra da Bocaina. Hoje, o evento cresceu e espera receber cerca de 200 romeiros vindos de cidades como Areias, Arapeí, Bananal, Barra Mansa, Volta Redonda, Resende, Silveiras e Cunha.
No sábado (12), às 10h, os cavaleiros se reúnem no Terminal Rodoviário, onde recebem a bênção do pároco da igreja São José, padre Tiago Vituriano. A procissão segue pela praça da igreja matriz, pelo bairro São Sebastião, antiga estação e termina na Vila Mariana. Os romeiros que aderiram oficialmente à romaria finalizam o encontro em um pesqueiro na cidade.
Histórico – A cavalgada que homenageia Nossa Senhora Aparecida remonta às primeiras edições da romaria, quando Toniquinho e sua mulher, Helena, seguiam à frente em uma carroça simples, carregando a imagem da santa. Essa tradição será mantida este ano.
Desde 2023, a Paróquia de São José assumiu a organização oficial da procissão, criando a Cavalaria de Nossa Senhora. A nova estrutura conta com uma diretoria e tem o pároco da cidade como seu superior, o que significa que todas as decisões são tomadas com a sua anuência. As regras da romaria também foram atualizadas, refletindo o cuidado com os animais e o respeito aos valores cristãos. O uso de chicotes, esporas e bebidas alcoólicas é proibido, reforçando o caráter religioso e pacífico da procissão.
São José do Barreiro – São José do Barreiro, considerada o portal do Parque Nacional da Serra da Bocaina, fica na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro. Preserva um precioso patrimônio cultural e histórico que retrata períodos importantes do Brasil, desde o ciclo do café. A cidade paulista, vizinha de Bananal, é conhecida por seus atrativos de natureza, turismo de aventura e culinária tropeira. (Foto: Divulgação)