Cultura
Sesc apresenta programação variada na Flip 2024
Feira vai de 5ª a domingo na cidade do litoral sul do RJ
08/10/2024 16:33:17Durante a 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), o Sesc promoverá uma programação que celebra a diversidade cultural e contribui para a formação de novos leitores e artistas da palavra. Nomes como Beth Goulart, Geovani Martins, Mariana Sanchez, Bell Puã, Nina da Hora abordarão temas como literatura latino-americana, vozes da periferia, inteligência artificial, entre outros.
As atividades acontecem entre a qujinta-feira (10) e domingo (13), no Sesc Santa Rita e na Casa Edições Sesc, localizadas no Centro Histórico da cidade, e na unidade móvel BiblioSesc, que estará estacionada no Areal de Pontal. Cafés literários, contação de histórias, rodas de conversa, lançamentos de livros, apresentações culturais e performances poéticas compõem as atividades que são totalmente gratuitas.
“As ações do Sesc nessa Flip reforçam o amor e o compromisso da instituição com a promoção da literatura brasileira contemporânea, ao mesmo tempo em que pretende ampliar as trocas e colaborações internacionais. Neste ano, dedicamos mais atividades para o público infantil e infanto-juvenil como forma de incentivar o debate sobre o hábito da leitura desde as primeiras idades e abrimos espaço para a discussão da literatura na América Latina, reafirmando o Sesc como uma instituição dedicada à promoção da literatura e da cultura em um sentido mais amplo e inclusivo”, destaca Janaina Cunha, diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.
Os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2024, Ricardo Mauricio Gonzaga (ES), autor do romance “Bololô: gaiola vazia”; Patricia Lima (SP), autora do livro de contos “A glória dos corpos menores”; e Antonio Maia, autor do livro de poesias “Contra a parede”, estarão no Sesc Santa Rita, na sexta (11), às 18h30, para falar de suas obras, que serão lançadas pela editora Senac Rio no dia 3 de dezembro, com tiragem de 2 mil exemplares.
A programação também dá destaque à literatura latino-americana, que vive um momento vibrante, sobretudo aquela escrita por mulheres. A mesa Edição, tradução e as múltiplas vozes da literatura latino-americana reúne a jornalista, tradutora e pesquisadora da literatura latino-americana, Mariana Sanchez, e o escritor e editor na Arte&Letra, Thiago Tizzot, em um bate-papo sobre a ampliação do acesso à literatura da América Latina.
Cafés literários – Outra questão abordada nos cafés literários será a utilização da literatura para revelar as complexidades, desafios e resistências das periferias brasileiras. A mesa Ecos da periferia: narrativas urbanas na literatura contemporânea contará com a presença de Geovani Martins, autor de “O sol na cabeça”, livro de contos que narra a infância e a adolescência de moradores de favela e está sendo adaptado como série. Ao seu lado estará o escritor gaúcho José Falero, autor de “Mas em que mundo tu vive?”, livro de crônicas sobre a vida nas periferias, o mundo do trabalho, o racismo e a vontade de pensar em outro Brasil.
A extensa e múltipla produção do diretor, ator e apresentador Antonio Abujamra estará em pauta na mesa Antonio Abujamra: rigor e caos, promovida pela Casa Edições Sesc, com a presença da atriz, diretora, dramaturga e cantora Beth Goulart e da diretora, roteirista, curadora e produtora Marcia Abujamra. Marcando o lançamento este ano do livro “De guerra em guerra: de 1940 à Ucrânia”, de Edgar Morin, pela Edições Sesc São Paulo, o jornalista Jamil Chade e a professora de Relações Internacionais da ESPM, Denilde Holzhacker, conversam sobre o cenário de guerras recentes, com destaque para o conflito que voltou a assombrar a Europa e o mundo com a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022.
Oralidade – A programação do Sesc na Flip também explora a literatura da oralidade, com atividades como o Costurando Histórias, em que um grupo de contadores usa tapetes tridimensionais como cenários interativos para envolver o público nas aventuras dos personagens, ou o Maratona de histórias, onde contos de diferentes tradições do Brasil e do mundo serão apresentados ao público, estimulando a imaginação e celebrando a arte de contar histórias como espaço de convivência e aprendizado.
As crianças encontram momentos especiais na programação, como a apresentação do Palhaço Xuxu. Interpretado pelo ator e diretor Luis Carlos Vasconcelos, o personagem brinca com a simplicidade do cotidiano e a delicadeza das emoções humanas, envolvendo crianças e adultos em um espetáculo divertido e comovente.
O público também poderá conhecer e aproveitar o BiblioSesc, unidade móvel de biblioteca que estará estacionada no Pontal da Areia. O espaço contará ainda com atividades vivenciais, oficinas e roda de leitura da revista em quadrinho Educação em saúde e diversão no Sesc, trazendo o universo abordado na obra lançada pelo Sesc Rio de Janeiro.
A programação completa está disponível em www.sesc.com.br/sescnaflip. (Foto: Divulgação)