sábado, 14 junho 2025
Whatsapp | (24)99202-0053

Política

Samuca desconsidera inelegibilidade e anuncia candidatura a prefeito de VR

Segundo assessoria, formalização foi feita em ‘reunião fechada’

01/08/2024 20:07:16

O ex-prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (1º) que  é candidato ao Palácio 17 de Julho nas eleições de outubro. A informação foi transmitida através de sua assessoria, segundo a qual a formalização da candidatura foi decidida “em reunião fechada”, quando também foi definido que o candidato a vice será o ex-conselheiro tutelar Rodinei de Oliveira, outro filiado ao PSDB.

No texto encaminhado à imprensa, não é feita qualquer menção ao fato de o ex-prefeito estar inelegível, conforme decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por abuso de poder político nas eleições de 2020, quando tentou se reeleger e terminou em terceiro, com menos de 10% dos votos válidos (o atual prefeito Antonio Francisco Neto venceu logo no primeiro turno). Segundo Rodinei, Samuca irá falar sobre a questão "mais à frente".

De acordo com o material divulgado pela assessoria de Samuca, a convenção partidária ainda confirmou os candidatos a vereador na chapa tucana, com 50% de mulheres e 50% homens. “Com os candidatos, o PSDB vai à disputa com uma chapa puro sangue”, diz o texto distribuído à imprensa.

Recurso negado - No dia 3 de junho, o TSE confirmou a inelegibilidade do ex-prefeito negando um recurso apresentado por ele. A negativa foi decidida por unanimidade pelos ministros, que acompanharam o voto da relatora, Cármen Lúcia (agora presidente da Corte).

O pedido de inelegibilidade de Samuca foi feito pelo Ministério Público Eleitoral por abuso de poder político em 2020. A denúncia foi originada por um áudio da então secretária municipal de Saúde, Flávia Lipke, em que ocupantes de cargos comissionados foram convocados para participar de atos de campanha e reuniões em favor de Samuca.

Na ocasião, o ex-prefeito emitiu nota na qual afirmou que iria recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). No release (comunicado distribuído à imprensa) nesta quinta-feira, o ex-prefeito não informa sequer se a iniciativa foi tomada.

Em 2020, Neto concorreu sub judice, mas conseguiu reverter a inelegibilidade no STF. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:17 Polícia