terça-feira, 25 março 2025
Whatsapp | (24)99202-0053

Estado

Rio pode ter programa de conscientização sobre retinoblastoma

Raro tipo de câncer ocular afeta crianças de até 5 anos

06/02/2025 15:21:51

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em primeira discussão, nesta quinta-feira (6), projeto de autoria dos deputados Vinicius Cozzolino e Fred Pacheco, que institui o Programa de Conscientização, Incentivo ao Diagnóstico Precoce e Tratamento do Retinoblastoma, um tipo raro de câncer ocular que afeta crianças de 0 a 5 anos.

A doença ganhou grande visibilidade após o apresentador Tiago Leifert e sua esposa, Daiana Garbin, revelarem, em 2022, o diagnóstico da filha, Lua, e promoverem a campanha “De Olho nos Olhinhos”, para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce. “O programa não apenas conscientiza sobre a importância do diagnóstico precoce, mas também busca garantir estrutura e acesso ao tratamento pelo SUS, permitindo que mais crianças tenham a chance de um prognóstico positivo”, destacou o deputado Vinicius Cozzolino.

A proposta prevê que o programa seja implementado no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo avaliações médicas periódicas, com exames clínicos e laboratoriais; campanhas educativas para sensibilizar a população sobre os riscos da doença; criação de unidades especializadas para diagnóstico e tratamento, incluindo centros oncológicos e cirúrgicos e capacitação de profissionais de saúde para identificação precoce e tratamento adequado.

O projeto ainda precisa passar por segunda discussão na Alerj antes de seguir para sanção do governador. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

12:59 Nacional