quinta-feira, 18 agosto 2022
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Resende abre 1° Salão das Artes Agulhas Negras na 2ª feira

Exposição acontece no MAM até 10 de julho

09/06/2022 16:59:32

A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda abrirá, na próxima segunda-feira (13), às 18 horas, o 1º Salão das Artes Agulhas Negras, no Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende. O evento, que entra oficialmente no calendário anual da cultura da cidade, busca descobrir novos nomes das artes plásticas da região. O MAM funciona no Espaço Cultural Altamiro Pimenta, na Rua Dr. Cunha Ferreira, 104, no Centro Histórico. A entrada é gratuita.

Ao todo foram inscritas 91 obras de 46 artistas. Deste montante, o júri formado por Sônia Siqueira, Sérgio Ornellas e Gustavo França selecionou 46 que ficarão expostas de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. As obras premiadas passam a fazer parte do acervo do museu.

Em 2021, devido às restrições da pandemia, a direção do MAM Resende decidiu que o tradicional Salão da Primavera seria restrito para os artistas plásticos da região das Agulhas Negras (Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real). A ideia se concretizou e possibilitou a criação do 1° Salão das Artes Agulhas Negras, que será realizado anualmente no primeiro semestre do ano e mantendo para o segundo o Salão da Primavera, que voltará a receber inscrições de todo o Brasil.

Para a diretora do Museu de Arte Moderna de Resende, Carmen Aguiar, a criação de um salão regional fortalece o trabalho dos artistas da região. “Nosso papel é o de incentivar as várias formas de cultura e celebrar nossos artistas. O Salão das Artes Agulhas Negras tem foco na produção de nossa região e o Salão da Primavera tem um olhar mais abrangente para todo o país”, disse Carmen Aguiar.

O presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan, informou que mais um evento será lançado ainda este ano. “Já estamos trabalhando em um edital que será lançado no segundo semestre, de um Salão de Fotografia para fechar o calendário anual do MAM. Nossa meta é atender a todas as demandas das variadas formas de expressão cultural”.

Confira os artistas premiados no 1° Salão das Artes Agulhas Negras

Prêmio Claudionor Rosa

Categoria I - Pintura, desenho, ilustração e gravura: Miro

Categoria II - Escultura, objeto ou instalação: Samuel Costa

Categoria III - Fotografia: Christian Meyn

Prêmio Altamiro Pimenta

Categoria I - Pintura, desenho, ilustração e gravura: Antônio Leão

Categoria II - Escultura, objeto ou instalação: Gisele Ferreira

Prêmio Olga Tuffick

Categoria I - Pintura, desenho, ilustração e gravura: Tatiana Clauzet

Categoria II - Fotografia: Jéssica Luanna Faulstich Colasso

Prêmio Marcius Lima - Jovem Artista

Categoria - Escultura, objeto ou instalação, pintura, desenho, gravura e ilustração, fotografia: Emanuel Bernabó Moreno (Foto: Gleisiane Carvalho)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

13:24 Polícia