Cidades
Professora de VR é convidada para atividade em Centro Europeu de Pesquisas Nucleares
20/06/2025 17:15:18A professora de Física e Matemática Juliana Mara Silva Moura, que leciona no Escola Estadual Santos Dumont, no bairro Niterói, em Volta Redonda, está realizando uma campanha a fim de obter recursos para participar de uma atividade na Europa. Voluntária licenciada do Pré-Vestibular Cidadão do MEP-VR (Movimento Ética na Política de Volta Redonda) ela está entre os 20 selecionados do Brasil – única no estado do Rio de Janeiro – para aprofundar seus estudos em física no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), uma organização internacional de pesquisa científica em física localizado em Genebra, na Suíça.
A atividade é realizada em língua portuguesa para professores de Física e conta com o apoio da Renafae (Rede Nacional de Física de Altas Energias) e do instituto de pesquisa científica Sprace. O convite partiu do LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas), instituição de pesquisa sediado em Portugal.
“Terei oportunidade de estar com outros pesquisadores no maior acelerador de partículas do mundo e ter a honra de representar o estado como docente na área de Física. [É] também poder, principalmente, oferecer esses conhecimentos para os professores e alunos da rede pública, onde atuo. É uma gratidão imensa ter a oportunidade de vivenciar algo tão grandioso”, diz Juliana, mestranda em Física pela UFF (Universidade Federal Fluminense), campus Aterrado, em Volta Redonda.
No entanto, para participar da iniciativa, Juliana precisa resolver a questão financeira. Com viagem programada para o fim de agosto – o período em Genebra vai do dia 28 do mês até 7 de setembro – ela iniciou uma campanha para cobrir os custos de viagem, alimentação e hospedagem, que ficam por conta do selecionado.
Quem quiser ajudar, pode fazer um Pix de qualquer valor para Juliana através da chave 24-99989-1722. “Acredito na solidariedade das pessoas, creio que vou conseguir”, afirma a professora.
"Juliana é uma pessoa diferenciada, muito capacitada, sempre em busca de novos conhecimentos e oportunidades para transformar suas aulas e, por consequência, contribuir para uma melhor formação para seus alunos, da escola pública. É uma pessoa que merece muito”, destaca o mestre em Física e coordenador da área de Exatas do Pré-Vestibular Cidadão, Paulo Ricardo, que vem dando todo o apoio à colega. (Foto: Arquivo pessoal)