sexta-feira, 14 maio 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Procon de Volta Redonda alerta para mais um tipo de golpe

Órgão registrou 17 queixas nos últimos 30 dias

23/02/2021 15:23:58

O Procon de Volta Redonda tem recebido denúncias de consumidores sobre o “golpe do motoboy”. Somente nos últimos 30 dias, foram 17. Para alertar sobre a prática criminosa, o coordenador do órgão, o advogado João Silveira Neto, tem orientado a população como agir.

O crime consiste no golpista se passar por funcionário de um banco ou administradora de cartões para convencer a vítima a entregar seu cartão para cancelamento, sob a justificativa de que foi clonado ou que há compras suspeitas. Para isso, um dos bandidos se passa por motoboy e vai até a casa da vítima buscar o cartão supostamente clonado.

De acordo com Silveira, muitas vezes, o golpista informa dados verdadeiros da vítima para passar credibilidade e pede que ela corte o cartão ao meio (preservando o chip) e o entregue junto com a senha ao motoboy, para que o cancelamento seja efetivado. Com isso e os dados das vítimas, os criminosos conseguem realizar compras e efetuar saques.

“Esse motoboy, que normalmente é integrante da quadrilha, entrega um recibo, às vezes não, e que para cancelar tem que dar a senha. Ao fornecê-la a pessoa acaba sendo vítima”, detalhou.

PREVENÇÃO – O coordenador do Procon orienta que as pessoas desconfiem caso recebam ligações deste tipo e não informem a senha em hipótese nenhuma. “Jamais dê a senha. Com ela, o falsário consegue fazer o que quiser: compra, empréstimo. Então a melhor maneira de se prevenir é não informando a senha”, disse, completando: “Se a pessoa receber a ligação do banco, entre em contato com o número que ela tem da agência. De preferência, ligue para o número do telefone que está no verso do cartão ou então se tem um relacionamento com o banco, ligue para o gerente”, orientou Silveira.

Como a prática configura crime de estelionato, caso o consumidor seja vítima deve procurar a Polícia Civil.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

16:56 Educação