Estado
Prefeitura do Rio apresenta ações para possível intensificação do El Niño
Projeções apontam risco de fenômeno se estender por todo o verão
21/07/2026 11:08:04
Diante da possibilidade de intensificação do El Niño e de seus possíveis reflexos sobre aumento de temperatura e intensificação de chuvas, o prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, apresentou na segunda-feira (20) a estrutura de prevenção, monitoramento e pronta resposta da cidade para enfrentar eventuais impactos do fenômeno climático. As projeções apresentadas indicam 81% de probabilidades de um El Niño muito forte entre outubro, novembro e dezembro, com possibilidade de seus efeitos se estenderem pelo verão.
Mais de 50 órgãos e agências municipais atuam de forma integrada, apoiados por sistemas de monitoramento em tempo real, cerca de 50 protocolos operacionais e um conjunto permanente de investimentos em infraestrutura, prevenção de enchentes, contenção de encostas, ampliação das áreas verdes e enfrentamento ao calor extremo.
“Estamos antecipando a preparação que a cidade já faz todos os anos para lidar com o verão, porque esse é um dos efeitos desse super El Niño. Somos uma cidade de clima tropical, úmido, com chuvas intensas, com calor intenso e a gente não consegue impedir que o El Niño tenha efeitos sobre o clima do Rio”, disse o prefeito.
Ele citou grandes obras de infraestrutura, com apoio do governo federal, como importantes no plano de prevenção. “São áreas mais sensíveis, mais sujeitas a eventos extremos e riscos no próximo verão. Todas as ações são feitas justamente para minimizar os impactos desse fenômeno, com estratégias de prevenção, treinamento permanente e contínuo da Defesa Civil, integração dos órgãos e as subprefeituras envolvidas”, acrescentou Cavaliere. (Foto: Agência Brasil)