Educação
Pré-matrícula para a EJA começa nesta 2ª feira em Angra
Prazo para inscrições vai até 25 de janeiro
14/01/2024 08:20:50A prefeitura de Angra abre nesta segunda-feira (15), a pré-matrícula para novos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o ano letivo de 2024. As inscrições, que podem ser feitas até o dia 25 de janeiro, têm como objetivo verificar a demanda de estudantes que desejam ingressar na rede pública municipal de ensino este ano.
O público-alvo são pessoas a partir de 15 anos de idade que desejam iniciar ou dar continuidade aos seus estudos. As matrículas podem ser feitas online e estarão disponíveis 24 horas por dia, pelo site matriculadigital.angra.rj.gov.br. No ato da inscrição digital, o candidato deve indicar a unidade de ensino de sua preferência.
A divulgação do resultado da pré-matrícula será no dia 26. A matrícula deverá ser efetivada entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro. As vagas remanescentes serão disponibilizadas a partir de 5 de fevereiro para candidatos que não participaram do processo de pré-matrícula.
A EJA é uma modalidade de ensino que visa atender aos jovens, adultos e idosos que, por diferentes motivos, não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. Seja por necessidades familiares, profissionais ou outras circunstâncias, o programa oferece uma alternativa flexível e adaptada às demandas da vida adulta.
“É importante reforçar que a retomada dos estudos não apenas fortalece as habilidades acadêmicas, mas também abre portas para novas oportunidades profissionais e contribui para o desenvolvimento pessoal”, disse o secretário de Educação, Paulo Fortunato.
Este ano, foram disponibilizadas até agora 3.743 novas vagas escolares, o que totalizará 27,4 mil alunos distribuídos pelas 90 escolas da rede pública municipal da cidade. O número de vagas disponíveis cresceu de 23.679, em 2023, para 27.422, em 2024 (15,8%).
Veja documentos para efetivação da matrícula
Certidão de nascimento ou casamento;
Comprovante de residência no nome do responsável ou comprovação similar (recibo de pagamento do aluguel/declaração do dono do imóvel/declaração da Associação de Moradores da localidade), dos últimos dois meses;
Duas (2) fotos 3x4;
Carteira de identidade e CPF;
Carteira de identidade e CPF do responsável, caso o estudante seja menor de 18 anos;
Declaração de trabalho ou carteira de trabalho do candidato constando vínculo empregatício quando em efetivo exercício;
Laudo médico ou equivalente, nos casos de candidatos com deficiência;
Declaração de transferência, quando vindo de outra Unidade de Ensino;
Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS);
Número de Identificação Social (NIS), se for beneficiário do Programa Bolsa Família.
Outras dúvidas poderão ser esclarecidas por meio do telefone (24) 3377-1964.