Política
Poucas & Boas: 1ª sessão do ano na Câmara tem Zoinho x Mineirinho
17/02/2025 20:37:07FERNANDO PEDROSA (*)
A primeira sessão de 2025 da Câmara Municipal de Volta Redonda foi marcada por um embate entre dois ex-amigos do peito que têm suas bases eleitorais no bairro Siderlândia. Em seu retorno à Casa, após 24 anos, Jorge de Oliveira, o Zoinho (Republicanos), foi à tribuna para acusar Luciano Mineirinho (União) de ter sido antiético na campanha eleitoral do ano passado.
Calor
E foi aí que a temperatura no refrigerado plenário subiu. Zoinho contou que: 1) – só saiu candidato por causa de Mineirinho, que teria dito que ele estava politicamente morto e não conseguiria se eleger nem presidente de associação de bairro nem síndico de prédio; 2) – que não será candidato à reeleição.
“O vereador Mineirinho foi ingrato comigo. Ajudei ele a sentar naquela cadeira ali”, apontou para, em seguida, afirmar que, na campanha de 2024 seu colega (!?), teria comprado apoio de voluntários de sua campanha, citando até o valor, de R$ 500. “Mandava os cabos eleitores dele, da rachadinha dele, na casa do cidadão”, acusou Zoinho, chamando de “ridícula” a atitude do ex-amigo.
Ironia
Antes, o parlamentar já havia dito que as supostas afirmações de Mineirinho o levaram à decisão de disputar a eleição, revelando que sua mulher e os filhos eram contrários. “Então, se hoje estou nesta Casa, agradeço a ele. Porque se não fosse por ele, pelos assessores dele, eu não seria candidato”, ironizou.
Com o povo...
Zoinho encerrou sua fala, de cerca de 4 minutos, afirmando também que quer se colaborador do prefeito Antonio Francisco Neto, que o derrotou na disputa pelo Palácio 17 de Julho, em 2012. E que vai trabalhar com “seriedade, honestidade e competência” e que vai “fazer a diferença, como sempre fiz”.
Honestidade e competência? O leitor deve se lembrar de um governante que usa o slogan.
Ah, mas Zoinho deixou claro que vai colaborar com o governo “desde que ele valorize” a Câmara.
Resposta
Luciano Mineirinho, sem subir à tribuna, rebateu as afirmações do colega (!?). “Sempre o respeitei dentro da nossa comunidade. [A acusação] não tem lógica. Nunca falei mal dele”, retrucou o agora líder do governo na Câmara.
Segundo ele, Zoinho ficou chateado porque não recebeu seu apoio nas eleições de 2022. Alegou que já estava compromissado com o deputado Rodrigo Barcellar.
Mineirinho lembrou que esteve com Zoinho em 10 campanhas, trabalhando gratuitamente, e que nunca foi nomeado para nenhum cargo por ele.
Em seguida, escalou o tom: “Fui contador dele, vou levantar tudo, vou para esta tribuna e para o Ministério Público”.
Pano rápido
O presidente da Casa, Edson Quinto (PL), macaco velho que é (Quinto no sobrenome, mas no sétimo mandato), entrou de bombeiro e mudou o rumo da prosa.
Destacou o fato de a atual composição da Câmara ter duas mulheres, Giselle Klingler (PSB) e Carla Duarte (PSD). E pediu uma salva de palmas para as duas estreantes no Legislativo, sendo atendido.
Mas Zoinho promete voltar à tribuna nesta terça-feira. Ou seja, a onda de calor se instalou também na Casa. (Fotos: FOCO REGIONAL
* Editor do FOCO REGIONAL