Educação
Por falta de auxiliares, creche de VR suspende horário integral
14/04/2023 14:43:05
Os pais de alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Mário de Jesus Palheta Nunes, do bairro Verde Vale, em Volta Redonda, receberam uma notícia desagradável esta semana: por falta de profissionais, a escola vai suspender os períodos de atendimento integral a partir da próxima segunda-feira (17).
Em uma reunião pela manhã, a direção do estabelecimento explicou que o motivo se deve à falta de auxiliares de educação. De acordo com João Paulo Peixoto, pai de três crianças que estudam no CMEI e membro do Conselho Comunitário Escolar do estabelecimento, desde o início do ano, a creche já trabalhava com o quadro reduzido de profissionais.
“Já estavam em falta dois profissionais de auxiliar de educação e um auxiliar de educação especial”, disse ele, contando que o CMEI tem seis alunos com necessidades especiais este ano, o dobro do ano passado. O CMEI tem 225 alunos.
A inviabilidade de manter o atendimento integral, mesmo que improvisado, se deu por conta da licença de uma auxiliar pedida no início da semana, pois ela está grávida. “Agora não temos auxiliares suficientes para continuar com os alunos em tempo integral, dificultando muito a situação dos pais e mães que trabalham”, lamentou João Paulo.
Em nota ao FOCO REGIONAL, a Secretaria Municipal de Educação confirmou a medida, comunicada aos pais e responsáveis sobre o que chamou de “alteração temporária” no horário. “Os auxiliares da unidade citada estão sob licença médica. Sobre a carência de cuidadores, a secretaria realizou um processo seletivo e está aguardando homologação para convocação”, informou a pasta, sem dar previsão de quando o horário integral na unidade do Verde Vale deverá ser retomado. (Foto: João Paulo Peixoto)