domingo, 16 maio 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Nacional

Polícia deflagra operação contra sonegação de R$ 1 bi na comercialização de café

Ação policial ocorre no Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo

16/03/2021 11:31:12

Uma força-tarefa composta por policiais civis e receitas Federal e estaduais deflagrou nesta terça-feira (16) a Operação Expresso, destinada a cumprir 220 mandados judiciais nos estados do Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. A ação é resultado de uma investigação que apura a sonegação de cerca de R$ 1 bilhão em sonegação de impostos na comercialização de café.

A operação atua em 39 cidades nos quatro estados. No Paraná, em Londrina, Carlópolis, Cornélio Procópio, Ibaiti, Jandaia do Sul, Mandaguari, Maringá, Matinhos, Pérola, Rolândia e Santo Antônio da Platina. Em São Paulo, na capital, Espírito Santo do Pinhal, Hortolândia, Itatiba, Itu, Leme, Santo Antônio do Jardim, São Bernardo do Campo e Santos.

No Espírito Santo em Vitória, Colatina e Vila Velha. Em Minas Gerais em Belo Horizonte, Aimorés, Andradas, Borda da Mata, Divino, Itamogi, Itueta, Manhuaçu, Matozinhos, Miraí, Muriaé, Ouro Fino, Patrocínio, Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso e Varginha.

Foram expedidos 35 mandados de prisão temporária, 124 de busca e apreensão e 61 de sequestro de bens. A operação investiga também crimes de falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e associação criminosa dos suspeitos.

Os alvos da operação são grandes atacadistas e corretores de café em grãos do Paraná, além de transportadores, proprietários e representantes de torrefações e empresas de fachada. A Polícia Civil informou que as investigações começaram em 2019, com informações da Receita Federal e da Receita Estadual de Minas Gerais.

De acordo com a força-tarefa, atacadistas e corretores de café de Londrina e região sonegavam impostos em negociações interestaduais, com fraudes no recolhimento de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), e na comercialização dentro do Paraná. (Foto: Polícia Civil)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

16:25 Polícia