Estado
PM do Rio começa a usar nova farda a partir da próxima semana
Primeiro lote, com 8,5 mil fardas, já foi entregue
12/12/2024 11:39:18Soldados e cabos da Polícia Militar do Rio começam a usar, a partir da segunda-feira (16) a nova farda da corporação. A substituição do uniforme será feita gradualmente e começará por essas duas patentes. Inspirado nas fardas usadas por batalhões do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar e das Forças Armadas, o novo uniforme foi desenvolvido por uma equipe técnica com a intenção de proporcionar mais conforto, funcionalidade e segurança.
“Os novos uniformes vão proporcionar melhores condições de trabalho para os nossos policiais. São mais adequados para a atividade policial e vão assegurar a unidade visual da instituição, pois não haverá diferença de tonalidades”, explicou secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.
O primeiro lote que está sendo distribuído à tropa contém 8,5 mil fardas, que serão usadas nas ruas e nos serviços internos da PM. O governo do Rio abrirá ainda uma nova licitação para a compra de mais unidades para todo o efetivo da corporação.
Segundo a PM, a nova farda é feita com um tecido mais leve e arejado, que proporciona aos policiais atuarem de maneira mais confortável. A corporação explica que foi escolhido um material com proteção a raios ultravioleta (UV), repelência a água e óleo, tintura de alta solidez e com velcro de alta qualidade. Apesar de adotar uma nova tecnologia, o uniforme manteve a tradição e resgatou um tom de azul-marinho em todas as fardas, para assegurar a unidade visual da corporação junto à população.
Outra mudança na farda é que os agentes não usarão mais o gorro e andarão com boinas. Segundo estudos da PM, a substituição é para aumentar o campo visual dos policiais durante o patrulhamento. Mas o gorro não será abandonado. Em batalhões que tradicionalmente adotaram a cor branca, ele continua a ser usado: Comando de Polícia Rodoviária (CPRv), Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) e Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (Bepe). A reportagem é do Extra. (Foto: Polícia Militar)