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Papel do cliente é fundamental para o sucesso das empresas brasileiras
03/12/2020 11:23:09Não é segredo para ninguém que o cliente tem um papel essencial para o sucesso e o crescimento das organizações — afinal, para quem são desenvolvidos todos os produtos e serviços? Levar esta importância em consideração é o primeiro passo para o êxito de qualquer negócio. No Brasil, muitas empresas investem na relação com os seus clientes e os resultados são significativos.
De acordo com a consultoria Accenture, 66% dos consumidores, independentemente do setor, trocam uma empresa pela sua concorrente se considerarem que o atendimento ao cliente ou o vínculo estabelecido não tem qualidade. Além disso, se esta insatisfação acontecer, geram-se comentários negativos, que podem vir a ser difundidos nas redes sociais, em fóruns de discussão ou até mesmo no boca a boca.
Para melhorar a sua aproximação com o cliente, várias empresas aderiram a conceitos como o Customer Success. Esta filosofia baseia-se na ideia de que devem existir profissionais dentro das organizações que estejam focados exclusivamente na realidade dos clientes e trabalhem em prol do desenvolvimento da sua qualidade de vida. Estas funções são criadas tendo em mente que preservar os clientes é uma tarefa do dia a dia e que não são apenas serviços ou produtos que os conquistam. Por conta disso, existe uma preocupação global com esse tema e, segundo o estudo Digital Transformation in the Age of the Customer, referente ao ano de 2018, 21% dos 400 entrevistados afirmaram que aperfeiçoar a experiência dos seus clientes era um dos seus principais objetivos.
Por outro lado, além de departamentos criados nas empresas com essa finalidade, a tecnologia também tem um papel crucial na conexão entre empresas e os seus clientes. Os seus benefícios estratégicos e lucrativos refletem-se diretamente nos consumidores. Nesse sentido, existem outros fatores que entram em consideração quando se trata de satisfação dos consumidores, e esse é o caso das características dos produtos e serviços, questões associadas ao preço e às emoções do cliente, motivo pelo qual as organizações apostam regularmente num marketing que apele aos sentidos dos seus públicos.
ORGANIZAÇÕES FORTALECEM A CONEXÃO COM O PÚBLICO
Desde linhas de apoio ao cliente, investimento nas redes sociais ou e-mail marketing, empresas de todas as dimensões sentem a necessidade diária de se aproximar dos seus consumidores e, através de diferentes estratégias, chegam ao seu público-alvo.
Uma das empresas que se destaca pela sua relação com os consumidores é a Netflix. A rede de streaming oferece uma experiência intuitiva e independente ao usuário e diferencia-se pelo alto nível de personalização que confere. Além disso, comunica-se no Twitter com os seus seguidores por meio de uma linguagem descontraída e amigável. Também o setor alimentício preza por estas conexões. O app iFood, de origem brasileira, providencia um atendimento personalizado e totalmente humanizado. Já o mundo dos cassinos investe nestas relações oferecendo aos usuários diferentes promoções, como bônus sem depósito. Plataformas do gênero, como Unique Casino e White Lion, que constam na lista do portal https://www.casinos.pt/bonus/sem-deposito/ como alguns dos cassinos online que oferecem esses benefícios, já compreenderam que o oferecimento de ofertas do tipo ajudam o usuário a conhecer os produtos e serviços por elas disponibilizados, o que fortalece a sua relação com os clientes e cria fidelização. Por fim, também os bancos digitais modificaram a sua relação com os clientes: o Nubank é um dos casos com mais destaque, uma vez que modificou a tradicional relação entre bancos e clientes e inseriu o envio de brindes aos consumidores no seu dia a dia.
Já o município de Salvador entra nesse conceito de valorizar o cliente por abrigar empresas especializadas que fornecem serviços às demais para incrementar estas relações. A Agência DoisF se localiza na região e é especializada em consultoria para redes sociais. Por outro lado, se você procura melhorar a sua imagem junto aos seus consumidores, existem organizações como a Texto & Cia, que têm experiência neste assunto.
Desta forma, as empresas reconhecem a importância dos seus clientes e adotam ferramentas e estratégias que fortalecem estas relações e as levam ao sucesso. Afinal, sem o cliente as organizações não existem, concorda? (Fotos: Unsplash)