terça-feira, 09 agosto 2022
Fale Conosco | (24)3343-5229

Nacional

Operação da PF cumpre mandado em Três Rios

02/08/2022 08:27:42

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (2), a operação “Não Seja um Laranja”, para desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes em contas?eletrônicas?mantidas em diversas instituições bancárias do país. O montante de fraudes bancárias eletrônicas investigadas totaliza R$ 18,2 milhões.

Estão sendo cumpridos?43 mandados de busca e apreensão em 13 estados (Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e no Distrito Federal. Um doa mandados foi expedido para Três Rios. No estado do Rio, os demais foram para a cidade do Rio de Janeiro.

Durante cumprimento de mandado em Cáceres (MT), um homem foi preso em flagrante com 2 quilos de maconha e cocaína. A operação conta com apoio e participação das polícias civis do Distrito Federal, Pará e São Paulo.

Nos últimos anos, a Polícia Federal detectou um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento. Este “lucro fácil”, com a cessão das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos. Tais pessoas são conhecidas, no jargão policial, como “laranjas”.

A Polícia Federal alerta que emprestar contas bancárias para receber créditos fraudulentos é crime. Os investigados podem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso e falsidade ideológica, cujas penas podem somar mais de 20 anos de prisão.

A ação é resultado de mais uma iniciativa da Força-Tarefa Tentáculos, instituída pela Polícia Federal para a repressão a fraudes bancárias eletrônicas, a qual envolve esforço cooperativo e integração com as polícias civis e as instituições bancárias, por meio da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

10:12 Cidades