Estado
Operação contra furto de petróleo bruto mobiliza Polícia Civil do RJ
Investigação teve início com ocorrência em Rio das Flores
02/07/2025 08:56:32A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, em ação conjunta com o Ministério Público estadual, deflagrou nesta quarta-feira (2) operação para cumprir três mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa especializada no furto de petróleo bruto por meio de derivações clandestinas de dutos. A investigação teve início após a tentativa de perfuração da faixa de um duto na região de Rio das Flores, o que poderia ter causado um grave desastre ambiental, considerando a proximidade com o Rio Paraíba do Sul.
O furto só não ocorreu porque técnicos da Transpetro identificaram movimentações suspeitas e acionaram as autoridades, permitindo a pronta atuação policial.
As apurações revelaram um grupo altamente estruturado, com divisão de tarefas e uso de veículos alugados, contas de terceiros e comunicação criptografada para dificultar a identificação dos verdadeiros responsáveis. Os líderes da organização já eram investigados por envolvimento em outras operações e mantinham atuação criminosa reiterada, apesar de medidas judiciais anteriormente impostas.
Além das prisões preventivas, também foram deferidas medidas cautelares diversas da prisão contra outros envolvidos que prestavam suporte logístico ao grupo. Ao todo, foram cumpridos mandados em endereços nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Dos três alvos, um já se encontrava preso. Um dos suspeitos foi preso na cidade mineira de Além Paraíba. O terceiro é considerado foragido. (Foto: Reprodução / TV Globo)