quinta-feira, 27 março 2025
Whatsapp | (24)99202-0053

Especiais

Ataques cibernéticos aumentam no fim de ano

10/12/2020 15:38:59

No fim de ano, os criminosos cibernéticos organizam novas formas de realizar seus ataques. Este período, em todos os anos, representa uma quantidade ainda maior de perigos aos internautas em geral.

Você vai aprender por quais motivos sua atenção em relação à segurança cibernética deve ser redobrada durante as festas de fim de ano e, claro, orientações que ajudam ajudar a se proteger melhor.

Os riscos cibernéticos no fim de ano

Em geral, períodos de grande movimentação de compras causam um número maior de ataques por parte de criminosos. Com o mundo do e-commerce cada vez mais crescente e significativo, os golpes e crimes virtuais se desenvolvem continuamente, adaptando-se às realidades das compras online.

De todos os períodos de feriados e épocas de altas nas compras, as festas de fim de ano (que giram em torno do Natal e do Ano Novo, mas não se limitam exclusivamente a estes dias) são a parte do ano com maior movimentação de transações e compras.

Presentes, viagens, compras em geral fazem com que um imenso fluxo de dinheiro online atraia criminosos mais habilidosos – ou outros que não são tão habilidosos assim, mas que contam com a falta de atenção dos usuários.

Como a pandemia vai impactar as compras do fim de ano

Para a grande maioria das pessoas, as épocas de feriados são períodos de muita agitação. Com o impacto da pandemia sobre a economia, é muito provável e lógico que a quantidade de dinheiro movimentado no fim de 2020 seja menor – e há muitas projeções indicando isto.

Então, isto pode significar um volume menor de dinheiro para golpistas. Por outro lado, a quantidade de compras online só aumentou durante a pandemia e esta não é uma tendência que deve se reverter na etapa final deste ano.

Com isto, os golpes virtuais também devem aumentar, o que também foi um fenômeno muito presente ao longo deste ano.

As principais ameaças aos internautas

As táticas mais usadas pelos criminosos para aplicar golpes em períodos de grande movimentação financeira online são aquelas que envolvem mecanismos de phishing. Basicamente, o phishing consiste em roubar informações da vítima levando-a a websites falsos, formulários ou até arquivos de malware (vírus) usados para roubar dados pessoais.

Estas mensagens infectadas são enviadas principalmente por e-mail ou aplicativos de troca de mensagens (como WhatsApp, por exemplo). Quando o usuário clica nesses links ou anexos, abre a porta de entrada para a ação destes criminosos.

Em geral, a vítima é levada a uma página na qual preenche suas informações pessoais. As mensagens são bastante apelativas: oferecem ofertas praticamente irresistíveis, alertam sobre prêmios que a vítima recebeu, apontam para vantagens imperdíveis e, em tons mais agressivos, até fazem ameaças à vítima, como expor fotos, arquivos íntimos, ou cobranças de multas e taxas bancárias.

Todas estas mensagens, é claro, são carregadas de informações falsas e mentiras e apelam ou para a ganância, ou para o espírito de consumo reforçado nesta época ou para o medo. Mas há muitos golpes que também apelam para sentimentos positivos: falsas campanhas humanitárias, por exemplo.

Como identificar mensagens de phishing

Em geral, as mensagens dos golpistas possuem erros de ortografia e digitação, erros de concordância e escrita em geral. Em vários casos, há uso generalizado de palavras em caps lock.

As páginas falsas também apresentam erros e diferenças no layout, ou seja, na aparência. Mas há vários golpes com uma linguagem impecável e com visuais praticamente idênticos aos dos endereços legítimos.

É importante prestar atenção no remetente da mensagem. Se não é o canal oficial da empresa com a qual você tem contato, ignore. Os endereços dos websites também são importantes: preste atenção para ver se não há diferença entre eles e os endereços reais dos websites que você acessa.

E, na dúvida, não clique nem baixe nada. Entre em contato com a empresa, grupo ou órgão de governo para verificar se a mensagem é real e procure canais de contato oficiais para fazer esta comunicação.

E jamais baixe nenhum arquivo nem clique em nenhum link sem ter certeza da integridade da mensagem e do remetente.

Melhore sua segurança e use uma VPN

Há vários meios de melhorar sua segurança digital. Manter um bom antivírus e um firewall sempre ativos é o começo. Deixar seus programas, apps e sistemas operacionais sempre atualizados também é fundamental.

Além disso, usar uma VPN profissional é outro meio de melhorar a integridade da sua conexão. Uma VPN confiável oferece proteção contra malware, phishing, espionagem e interferência por parte de terceiros, além de oferecer mais privacidade para suas atividades online.

Com recursos aprimorados, fica mais fácil se proteger contra mensagens infectadas e websites falsos.

Mas, além do firewall, antivírus e da VPN, seu melhor recurso de segurança cibernética é seu próprio critério: desconfie do que você recebe e verifique o que chega até você.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

06:11 Polícia