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Novo projeto do trem-bala entre RJ e SP está em andamento

E uma das paradas está prevista para Volta Redonda

11/06/2024 19:22:17

Dez anos depois do fracasso de um leilão promovido pelo governo federal para a concessão de um trem de alta velocidade ligando as duas principais capitais do país, um novo projeto do trem-bala entre São Paulo e Rio de Janeiro está em andamento. A diferença é que, agora a iniciativa é privada. O projeto foi retomado em 2021, quando foi instituído o novo Marco das Ferrovias. No ano passado, a empresa TAV Brasil recebeu autorização para investir no empreendimento, orçado em R$ 50 bilhões.

Em Volta Redonda – uma das paradas previstas no percurso – o assunto vem sendo acompanhado pela Câmara Municipal e pela prefeitura. Em abril do ano passado, o vereador Rodrigo Furtado – integrante da comissão que elabora o Plano Diretor do município -, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Sodré, e o presidente do IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano), Abimailton Pratti, acompanhados do ex-vereador Maurício Pessoa, se reuniram com acionistas da empresa. Desde então, outros encontros virtuais vêm sendo mantidos, o mais recente, no último dia 2.

“Volta Redonda foi escolhida para contar com uma estação do trem de alta velocidade porque, juntamente com Barra Mansa, é um grande polo de geração de viagens, com uma localização privilegiada entre o Rio e São Paulo”, disse o CEO da TAV Brasil, Bernardo Figueiredo.

Pelo cronograma da empresa, as obras do empreendimento devem começar em 2026 e serão finalizadas em 2032. Para isso, os estudos de viabilidade deverão ser entregues à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) até dezembro deste ano. Os recursos para o projeto serão levantados junto ao setor privado.

A previsão é de que a parada em Volta Redonda seja no bairro Roma. “ “O crescimento da região do bairro será estrondoso. Já temos ali um hospital de ponta, que, aliado a um novo terminal rodoviário e à uma estação do trem-bala, fará uma revolução na infraestrutura da cidade. Foi muito esforço nosso e do município para poder demonstrar que nossa região merece uma estar inserida nesse passo de enorme progresso do transporte urbano”, disse Furtado, destacando o interesse do governador Cláudio Castro, do secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, e do governo de Volta Redonda no projeto.

Ainda segundo o parlamentar, nos estudos, além de Volta Redonda, outra parada será em Resende. Estão previstas também paradas intermediárias em Guarulhos, Jacareí, São José dos Campos, Taubaté e Aparecida, no estado de São Paulo. Os pontos de partida serão Água Branca, em São Paulo, e estação Leopoldina, no Rio de Janeiro.

Modelo de autorização – A autorização ferroviária é um mecanismo em que o agente privado pode construir os trilhos sem a necessidade de um leilão, onde há uma concorrência com outras empresas do setor. O modelo, originalmente, foi pensado como uma forma de viabilizar pequenas linhas ou reativar outras que estavam abandonadas.

Entretanto, desde a aprovação do novo Marco das Ferrovias, que tratava quase que exclusivamente sobre o assunto, apareceram centenas de projetos com interesse em construção de novos trechos, alguns deles de longa distância.

O principal incentivador do projeto foi o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), quando ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro (PL). O chamado trem-bala ganhou grande notoriedade durante os governos Lula e Dilma para desafogar a malha aérea daquele eixo e atender à demanda da Copa do Mundo de 2014. Entretanto, foi pensado pela primeira vez em ainda no governo de José Sarney (MDB). (Foto: Divulgação)

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