quinta-feira, 11 agosto 2022
Fale Conosco | (24)3343-5229

Nacional

Nova pesquisa confirma chance de Lula de vencer eleição em 1º turno

Em 2º turno, petista venceria em todos os cenários testados

08/12/2021 12:01:19

A nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (8) mostra o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva liderando com folga a disputa pela Presidência da República e se aproximando de uma vitória no primeiro turno. O petista lidera em todos os cenários, em primeiro e segundo turnos. Já Jair Bolsonaro permanece em segundo lugar, mas é derrotado em qualquer cenário de segundo turno.

No cenário com sete pré-candidatos, Lula teria 46% dos votos; Bolsonaro, 23%; Sergio Moro viria em terceiro, com 10%; Ciro Gomes, na quarta posição, com 5%; João Doria (PSDB), com 2%; e Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe D’Ávila empatados com 1%. O número de brancos e nulos é de 7% e o de indecisos, 5%.

Nas simulações de segundo turno, Lula vence em todas as situações: 55% dos votos contra 31% de Bolsonaro; 53% contra 29% de Sergio Moro; 54% contra 21% de Ciro Gomes; 57% contra 14% de João Doria; e 58% contra 13% de Rodrigo Pacheco. Bolsonaro perde para todos os principais concorrentes.

A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos e realizada pela consultoria Quaest, ouviu 2.037 pessoas em entrevistas presenciais entre os dias 2 e 5 de dezembro. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro máximo de 2%, para cima ou para baixo, em relação ao total da amostra.

Realizada em cada uma das 27 unidades da federação, a pesquisa combina coleta domiciliar com modelagem em pós-estratificação, ou seja, com ajuste dos pesos das respostas após a coleta das informações. Segundo a Quaest, a pós-estratificação permite “reduzir as chances de viés de seleção e de não resposta”. (Foto: Divulgação / Ricardo Stuckert)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:57 Saúde