Política
Neto vai abrigar aliados não eleitos no próximo governo
10/10/2024 09:02:13Os vereadores da base governista que não foram reeleitos este ano em Volta Redonda não ficarão ao relento. O prefeito reeleito Antonio Francisco Neto anunciou nesta quinta-feira (10) que a maior parte vai integrar seu sexto governo. Em entrevista ao programa Dário de Paula, da Rádio Sintonia do Vale, Neto divulgou novidades para a próxima administração.
Uma das principais será a criação da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal, que será ocupada por Paulinho Ap. Ele concorreu pelo Agir e não foi reeleito.
O prefeito também disse que vai instalar uma subprefeitura no Santo Agostinho, para atender o bairro e a Volta Grande. Segundo ele, o vereador Vampirinho (MDB) – que já retornou à Câmara este ano com a volta do Pastor Wahignton (outro não reeleito) à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência – vai comandar a subprefeitura. “Vamos montar uma boa estrutura em um imóvel que já foi adquirido”, afirmou Neto.
Ele ainda revelou que outro não reeleito, Fábio Buchecha (DC), fará parte do secretariado. A pasta, no entanto, ainda não está definida. O prefeito classificou Buchecha de “trabalhador, competente e dedicado”.
Também não reeleito, o vereador Lela (PSD) vai integrar a equipe do próximo governo. O lugar onde ele será abrigado, porém, ainda não foi definido.
Quanto a Vander Temponi (União), atual líder do governo, ele vai retornar para a Câmara no ano que vem, mas na condição de assessor legislativo. Alex Martins, que não disputou a eleição de vereador e que estava à frente da UPA Santo Agostinho – ele deixou o cargo para concorrer – será nomeado para o Cais Conforto. Com isso, o ex-deputado Nelson Gonçalves permanece na UPA.
Neto afirmou que ainda não sabe se a ex-secretária de Ação Social, Carla Duarte, deseja permanecer no cargo ou se vai preferir exercer o mandato de vereadora, que conquistou este ano disputando pelo PSD. Caso a eleita opte por retornar à secretaria, abrirá espaço para a nomeação do ex-vereador Fernando Martins no governo. Martins tem como padrinho o pastor Rinaldo Dias, que tem influência pessoal junto ao prefeito.
Neto ainda comentou a possível saída de Maria da Conceição de Souza Rocha da Secretaria Municipal de Saúde para integrar a equipe do prefeito eleito de Piraí, Luiz Fernando Pezão. Segundo Neto, ele espera a continuidade de Conceição, mas ela está à vontade para tomar a decisão. “Se ela for para Piraí, vou conversar com o [Sebastião] Faria [vice-prefeito] para definir um novo secretário”, adiantou.
Na mesma entrevista, o prefeito não deu sinais de que chamará para o governo Jorginho Fued (PDT) e Hálisson Vitorino (Republicanos). Dos oito não reeleito, apenas Walmir Vitor (PT), não faz parte da bancada governista na Câmara. Sobre o petista, o prefeito disse lamentar que não tenha sido reeleito, por considerar Walmir um vereador respeitoso e não radical.
Veja quem não se reeelgeu e Neto integrará ao governoaté
Fábio Buchecha - Deverá ser indicado a uma secretaria
Temponi - Asssessor legislativo
Paulinho AP - Vai ocupa a Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais (que será criada)
Pastor Washington - Continua na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (ele já retornou ao cargo)
Vampirinho - Será nomeado subprefeito do Santo Agostinho (a subprefeitura será criada)
Lela - Vai voltar para o governo, mas ainda não foi decidido o cargo