Cultura
Na FLIB, Katia afirma que vai mudar história de BP com educação e cultura
02/10/2025 17:39:57
Foi aberta nesta quinta-feira (2), na Praça Nilo Peçanha, no Centro, FLIB (Feira Literária Barrense) 2025, em Barra do Piraí. O evento, promovido pelo Instituto Dagaz, pela Biblioteca Nacional e pelo Ministério da Cultura, com apoio da prefeitura, acontece até domingo (5).
Serão mais de trinta atrações gratuitas em quatro dias de evento. A Feira Literária Barrense é inédita na cidade. Alunos da rede pública e particular de Barra do Piraí e cidades vizinhas são os principais convidados. Para uma experiência mais completa, os professores podem agendar visitas guiadas.
Nos estandes, o público encontra livros de diversos gêneros. Jadson Lima, proprietário de uma livraria de Barra do Piraí, participa da feira. “Recebi crianças do distrito de São José do Turvo. Do local onde moram até a escola, de ônibus, elas fazem uma viagem de cerca de uma hora. Muitas nunca tinham ido a uma livraria. Estarem aqui na FLIB é muito importante para se aproximarem dos livros”, afirmou.
A escritora Silvia Castro, do Rio de Janeiro, apresentou trechos de três dos cinco livros que já publicou. De forma lúdica, prendeu a atenção dos estudantes e conseguiu que eles a ajudassem a contar as histórias. “Foi um prazer compartilhar as histórias dos meus livros com esse público encantador. Eu amo estar com crianças, trabalhei por 30 anos como professora. Adoro essa missão de propagar a leitura, contar histórias sobre nossas raízes brasileiras e ainda envolver temas importantes para nossa cultura”, disse a escritora.
Miguel Soares, de 11 anos, estava na plateia e fez questão de responder a tudo que a escritora perguntava. “Cada história dela tinha uma lição. Eu adorei quando fui chamado para participar e nem pensei duas vezes. Foi muito legal”, contou o estudante.
A solenidade de abertura oficial aconteceu no Palco Principal e reuniu autoridades de Barra do Piraí e cidades vizinhas. Cleide Mara Rocha, secretária municipal de Educação, deu as boas-vindas aos participantes. A presidente do Instituto Dagaz, Marinez Fernandes, comemorou a realização da primeira Feira Literária Barrense. O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Gabriel Barbosa, destacou que a FLIB é mais um passo para o desenvolvimento de Barra do Piraí.
“Temos nossas crianças como uma grande prioridade. Por isso, cada detalhe da FLIB 2025 foi planejado com muita atenção. Esse é só o pontapé inicial e essa primeira feira literária vai ficar marcada na história”, disse a prefeita Katia Miki na abertura do evento.
Autógrafos – A atração principal do primeiro dia da FLIB 2025 foi a escritora e atriz Thalita Rebouças, que participou de uma sessão de autógrafos e compartilhou parte de sua trajetória. “Sou formada em jornalismo e trabalhei por bastante tempo na área. Quando decidi pedir demissão, reuni minha família e contei qual seria meu novo caminho: escrever livros. Eles ficaram em choque e me disseram que eu não venderia nada porque brasileiro não gosta de ler. Esse foi o principal incentivo para que eu seguisse como escritora. Quero que todo mundo leia muito”, conclamou Thalita, que, em 25 anos de carreira, já publicou 28 livros. (Fotos: Divulgação)
