sábado, 12 outubro 2024
Whatsapp | (24)99202-0053

Cultura

Morre, aos 90 anos, a atriz Léa Garcia

Ela estava em Gramado, no RS, onde seria homenageada

15/08/2023 11:35:17

A atriz Léa Garcia, de 90 anos, morreu nesta terça-feira (15), na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, onde seria homenageada hoje com o troféu Oscarito, a mais tradicional honraria concedida, desde 1990, pelo Festival de Cinema da cidade. A morte foi divulgada na conta oficial da atriz no Instagram, que não informou a causa da morte.

Léa Garcia tem uma história antiga com Gramado, conquistando Kikitos com “Filhas do Vento”, “Hoje tem Ragu” e “Acalanto”. A artista tinha no currículo mais de 100 produções, incluindo cinema, teatro e televisão.

Com uma célebre trajetória nas artes, foi indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes em 1957 por sua atuação no filme “Orfeu Negro” que, em 1960, ganharia o Oscar de melhor filme estrangeiro, representando a França.

No teatro, uma das peças de destaque que fez no início de sua trajetória foi “Orfeu da Conceição” (1956), de Vinicius de Moraes.

A estreia em televisão se deu no Grande Teatro da TV Tupi, na década de 1950. Na mesma emissora, participou também do programa “Vendem-se Terrenos no Céu”, em 1963. O convite para trabalhar na Rede Globo ocorreu em 1970, quando ela integrou o elenco de “Assim na Terra como no Céu”, de Dias Gomes. O maior sucesso da carreira dela na TV, porém, ocorreu na novela “Escrava Isaura” (1976), um fenômeno de audiência no Brasil e no exterior.

Em entrevista no ano passado, ela contou que foi agredida nas ruas em razão das atitudes de sua personagem. "Eu sou uma mulher que gosta de fazer feira e mercado. Então, eu fui à feira quando eu morava no Flamengo. Uma criatura pegou um peixe enorme e bateu nas minhas costas porque eu estava sendo perversa com a Isaura. Levei um beliscão de lágrimas descerem dos olhos."

Na trama, Rosa era uma escravizada na fazenda do Comendador Almeida (Gilberto Martinho), e descrita como uma mulher má e invejosa, que fazia intrigas para prejudicar Isaura (Lucélia Santos) e maltratá-la pessoalmente. (Foto: Reprodução / Instagram)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

09:13 Cidades