Cidades
Moradores do Jardim Mariana, em VR, sofrem com transporte público
30/10/2024 10:38:18Os moradores do Residencial Jardim Mariana, localizados às margens da Rodovia do Contorno, em Volta Redonda, fizeram um bloqueio no início da manhã desta quinta-feira (30), de um ônibus da Viação Pinheiral. Segundo eles, o veículo, que sai do bairro vizinho de Três Poços, não está parando no ponto em frente os blocos de apartamentos devido à superlotação.
Desta vez, devido à manifestação, o motorista simplesmente manobrou o veículo na pista e retornou (veja nos vídeos abaixo), provavelmente para seguir para a área central da cidade pela BR-393 (Lúcio Meira). O fato ocorreu por volta de 6h30min, quando havia diversas pessoas no ponto aguardando o transporte para o trabalho ou deixar filhos na escola. Também é possível ver imagens de crianças com uniformes escolares.
Segundo o encarregado de setor Emerson Souza, ele teve – como muitos outros moradores – de recorrer a transporte por aplicativos para que sua esposa conseguisse levar a filha à creche e seguir para o trabalho. Outros tiveram que esperar o próximo ônibus, que só passou por volta das 8h.
“Precisei usar o transporte por aplicativo para que minha mulher pudesse deixar nossa filha na creche, no Tangerinal, e depois seguir para o seu trabalho, em uma casa lotérica da Vila Santa Cecília”, disse Emerson.
De acordo com os moradores do Jardim Mariana, tem sido recorrente os ônibus da Agulhas Negras não pararem no ponto devido à superlotação na linha 210B – a única de que eles dispõem. Além disso, apontam a supressão de horários, quase sempre causada por defeitos mecânicos nos veículos da empresa. “As pessoas estão chegando atrasadas a seus compromissos devido ao péssimo serviço da empresa. É um caos completo”, acrescentou Emerson.
De acordo com os moradores, mais de 800 famílias habitam os blocos de apartamentos do Jardim Mariana, convivendo com o serviço precário há quatro anos. Eles reclamam também da inércia da prefeitura em relação ao caso. “Além da escassez de horários, é preciso lidar diariamente com veículos superlotados e sucateados que, por vezes, chegam a quebrar mais de uma vez ao longo do dia. Usuários do transporte público ficam três, quatro horas aguardando a Pinheiral tomar providências”, afirmou o morador.
Procurada, a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) informou que vai entrar em contato com a empresa de ônibus para apurar o ocorrido e "tomar as medidas que forem necessárias" para garantir o transporte à população. "A prefeitura está tomando as medidas administrativas cabíveis contra a empresa, que infelizmente tem demonstrado não conseguir atender as linhas que recebeu para operar", informou a secretaria em nota encaminhada ao FOCO REGIONAL.
O jornal tentou, mas não conseguiu contato com a empresa. O espaço segue aberto caso a Viação Pinheiral queira se pronunciar.
Atualizada às 12h14min para inclusão da posição da prefeitura de Volta Redonda.