Cidades
Moradores de residencial em VR fazem novo protesto contra transporte
06/02/2025 10:40:56Não é notícia velha: os moradores do Jardim Mariana, residencial que fica às margens da Rodovia do Contorno, em Volta Redonda, fizeram na manhã desta quinta-feira (6) mais um protesto contra o serviço de transporte coletivo. Eles chegaram a tentar impedir que o ônibus da Viação Pinheiral, que sai de Três Poços às 6h, prosseguisse a viagem.
Segundo leitores que aguardavam a condução, mais uma vez o veículo estava tão superlotado que não havia como embarcar com segurança. Eles queriam que a empresa enviasse outro ônibus, o que não aconteceu. O ônibus acabou sendo liberado.
De acordo com quem depende do ônibus e mora no Jardim Mariana, o problema é recorrente: apenas um veículo não dá conta de conduzir todos os passageiros, já chegando lotado ao ponto em frente do residencial, embora distância entre o conjunto habitacional e Três Poços seja mínima.
A linha é a única de que dispõem. Também são frequentes as quebras dos veículos, como aconteceu no último dia 22, nas proximidades do Alphaville, onde os passageiros ficaram à pé, com dificuldades até de chamar um carro de aplicativo devido à deficiência do sinal de celular.
Endividados – Também nesta quinta-feira, ao saber do fato, quando dava entrevista ao programa Dário de Paula, da Rádio Sintonia do Vale, o prefeito Antonio Francisco Neto foi curto e grosso: disse que a empresa está falida e não tem condições de continuar operando.
“O pessoal da Pinheiral está muito endividado, assim como das Agulhas Negras. Tenho tentado conversar com eles. A dívida deles é tão grande que não tem condições nenhuma mais de estar administrando isso”, afirmou. “Vou chamar eles hoje e hoje vamos tomar uma decisão”, disse Neto, com a ressalva de que algumas linhas da Pinheiral e da Agulhas Negras são de responsabilidade do Detro-RJ (Departamento de Transportes do Estado do Rio de Janeiro), pois são intermunicipais. E revelou que a Viação Elite e a Cidade do Aço, que no ano passado assumiram linhas da Pinheiral, também enfrentaram problemas, mas deram “a volta por cima”. Segundo ele, a Elite recebeu na quarta-feira (5) seis novos ônibus. (Foto de leitor)