Nacional
Menino de 7 anos salva bebê engasgado em Santa Catarina
Ele aprendeu manobra em curso do Corpo de Bombeiros
10/09/2024 11:40:42O menino Théo Luis Resende Custódio, de 7 anos, ajudou a salvar a vida de um bebê de 6 meses que se engasgou enquanto estava sendo amamentado, na cidade de Palhoça, em Santa Catarina. Ele realizou a manobra de Heimlich, que aprendeu em um curso dos bombeiros destinado a criança, no projeto Bombeiro Mirim.
O caso aconteceu em meados de julho, mas só agora se tornou público, depois que o Corpo de Bombeiros divulgou um vídeo em redes sociais contando o episódio. A publicação tem mais de 50 mil visualizações.
O menino estava com a irmã na casa da costureira Ciloca Martins, mãe do bebê que se engasgou. ''Nunca vou esquecer. Eu tive autoconfiança e o salvei'', diz o garoto no vídeo. "Ao ver que ele realmente sabia o que fazer, segurei meu filho como ele orientou e ele fez o procedimento da manobra duas vezes para salvar o Gael do engasgo", contou a mãe. Segundo ela, o que mais a surpreendeu, além de ele ter o domínio do procedimento, foi a confiança com que Theo, aos 7 anos, se propôs a salvar o bebê.
O Corpo de Bombeiros ensina que, quando um bebê engasga, o primeiro passo é manter a calma. Depois, é necessário fazer a desobstrução das vias aéreas superiores. O passo a passo é: virar o bebê de bruços, em cima do braço (de quem irá fazer o desengasgamento); colocar os dedos indicador e médio no queixo da criança, mantendo a boca dela aberta; manter a barriga do bebê virada para baixo e uma perna separada de cada lado; deixar a cabeça um pouco mais baixa, inclinada em relação ao corpo; dar leves tapas na região das costas do bebê até que as vias aéreas sejam liberadas.
O primeiro sinal de que a criança estar voltando a respirar é quando ela começa a chorar. Neste momento, o bebê deve ser colocado com as costas no peito de quem está fazendo a manobra e limpar qualquer secreção que esteja na boca ou nariz. (Foto: Reprodução / Corpo de Bombeiros-SC)