segunda-feira, 16 junho 2025
Whatsapp | (24)99202-0053

Nacional

Marinha Mercante fará concurso com 374 vagas

Inscrições vão até 2 de junho, com ingresso previsto para 2026

12/05/2025 16:08:44

Foi divulgado o edital do novo concurso da Marinha Mercante, que visa a admissão nas Escolas de Formação de Oficiais (Efomm) com ingresso previsto para o ano de 2026. A seleção irá preencher 374 vagas, sendo 210 no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), localizado no Rio de Janeiro (RJ), e 164 no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém (PA).

O concurso é aberto a candidatos de ambos os sexos que tenham concluído o ensino médio e que estejam na faixa etária de 17 a 23 anos (com base no dia 1º de janeiro de 2026). Além disso, é imprescindível que o candidato seja solteiro e não tenha filhos ou dependentes.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site oficial da Marinha, entre o dia 20 deste mês (a partir das 12h) e 2 de junho (até às 23h59min), horário de Brasília). A taxa de inscrição foi fixada em R$ 100.

A primeira fase do concurso ocorrerá nos dias 2 e 3 de agosto e consistirá em provas escritas objetivas sobre as disciplinas de português, inglês, matemática, física, além de uma redação. As provas serão aplicadas em 20 cidades do Brasil, incluindo, entre outras, Belém (PA), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ).

Outras etapas incluem exame psicofísico, que será realizado entre 30 de setembro e 7 de novembro; teste de aptidão física, programado para ocorrer entre 24 de novembro e 5 de dezembro; e um período de adaptação e verificação documental, entre 12 e 30 de janeiro de 2026.

Os candidatos aprovados iniciarão os cursos no dia 2 de fevereiro de 2026. A matrícula poderá ser feita em uma das duas áreas de formação: Náutica (focada em operações de convés, navegação e comunicação) ou Máquinas (que abrange a operação e manutenção dos sistemas e equipamentos de um navio). Durante o curso, que tem duração de seis semestres letivos e ocorre em regime de internato, os alunos recebem uniforme, alimentação, alojamento e acesso a serviços médicos, odontológicos, psicológicos e sociais, além de uma remuneração mensal no valor de R$ 1.644,92.

Após a conclusão da formação, os alunos realizarão um estágio obrigatório de 12 meses a bordo de embarcações mercantes. Ao fim do curso, serão diplomados como bacharéis em Ciências Náuticas e passarão a integrar o Quadro de Oficiai. A reportagem é do Extra. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:30 Polícia