Política
Mais uma decisão judicial impede divulgação de pesquisa eleitoral em Barra Mansa
Juiz acatou representação da coligação de Marcelo Cabeleireiro
24/09/2024 17:42:22O juiz da 94ª Zona Eleitoral de Barra Mansa, Raphael Jorge de Castilho Barilli, tomou uma medida cautelar ao acatar a representação da Coligação União por Barra Mansa, que tem como candidato a prefeito Marcelo Cabeleireiro, também proibindo a divulgação de uma pesquisa feita pelo Instituto Ágora e publicada originalmente pelo jornal O Dia. A decisão abrange também a coligação Minha Cidade no Caminho Certo, cujo candidato a prefeito é Luiz Furlani (PL).
A pesquisa, divulgada na semana passada, apontou que 59% dos eleitores da cidade teriam respondido acreditar na eleição de Furlani à prefeitura. A decisão foi baseada em suspeitas de fraude.
Com isso, os candidatos estão proibidos de divulgar qualquer referência à pesquisa, encomendada e divulgada pelo jornal carioca. Por determinação do magistrado, os conteúdos referentes à pesquisa devem ser removidos de todas as redes sociais - Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, LinkedIn e WhatsApp, sob pena de multa de R$ 20 mil em caso de descumprimento.
O juiz justificou que a divulgação pode comprometer a equidade entre os candidatos, caracterizando abuso dos meios de comunicação.
Por determinação do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), a Justiça Eleitoral já havia ordenado a suspensão da divulgação da mesma pesquisa, ao analisar pedido de mandado de segurança apresentado pelo candidato do PDT à prefeitura, Thiago Valério. (Foto: Divulgação)