terça-feira, 18 junho 2024
Whatsapp | (24)99901-1961

Saúde

Mais de 80% dos focos de dengue em VR estão dentro de residências, diz Vigilância

21/02/2024 15:49:30

A Vigilância Ambiental de Volta Redonda alerta que mais de 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e zika – estão dentro das residências dos moradores. Este dado foi constatado durante as vistorias dos agentes de endemia da Prefeitura, que nesta semana estão no Eucaliptal. A coordenadora da Vigilância Ambiental, Janaína Soledad, reforça para que a população receba os agentes e faça semanalmente a vistoria em casa, incluindo os quintais e jardins.

“A prefeitura continua intensificando a força-tarefa contra a dengue em diversos bairros, onde os agentes vistoriam os locais, além de orientarem as pessoas acerca dos principais pontos a serem vistoriados e que possam servir de criadores para o Aedes aegypti. Mas é importante que a população mantenha semanalmente a vistoria dos seus ambientes para eliminar os criadouros e para que o mosquito não nasça”, orientou Soledad.

O Eucaliptal segue recebendo a força-tarefa, iniciativa em conjunto com as secretarias municipais de Saúde e de Infraestrutura, desde a terça-feira (20). As ações de combate ao Aedes no bairro seguirão até esta sexta (23). Em seguida, serão atendidos São Lucas, São Carlos e São Cristóvão.

A coordenadora explicou ainda que, quando se encontra algum foco da dengue na residência, a larva é encaminhada pelos agentes de endemia ao laboratório da Vigilância Ambiental para análise. “De posse das informações, os profissionais conseguem traçar melhor as nossas ações, sabendo quais os principais locais em que o Aedes está se desenvolvendo e em quais criadouros. É importante que continuemos a manter as nossas residências livres do mosquito”, reforçou a coordenadora.

A força-tarefa contra a dengue já percorreu os bairros Sessenta, Dom Bosco, Aterrado, Jardim Paraíba, Nossa Senhora das Graças, Santa Cruz, Aero Clube e Água Limpa.

Caso a população queira denunciar algum possível foco de dengue, pode ligar 156 ou falar diretamente com a Vigilância Ambiental, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelos números (24) 99233-4480 (WhatsApp) e 3512-8498. (Foto: Divulgação)

Leia também

Estado do RJ decreta epidemia de dengue

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:51 Polícia