sábado, 11 julho 2026
Whatsapp | (24)99901-1961

Nacional

Lula autoriza missão humanitária na Venezuela devido a terremotos

Presidente encarregada Delcy Rodrigues agradece solidariedade

25/06/2026 19:38:15

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o envio de uma missão humanitária brasileira para apoiar a Venezuela após os terremotos que atingiram o país vizinho, deixando mortos e feridos. Lula manifestou publicamente solidariedade ao povo venezuelano e colocou o Brasil à disposição para colaborar com as ações de resposta à emergência. A oferta de apoio foi acolhida pela presidenta encarregada, Delcy Rodríguez, que agradeceu a iniciativa brasileira em mensagem divulgada em rede social.

Em atenção a pedido do governo venezuelano, o Brasil enviará uma Missão Humanitária de Busca e Resgate Urbano, nível pesado, reunindo um total de 44 profissionais. As equipes atuarão no salvamento de vítimas presas em estruturas colapsadas e contarão com médicos, cães farejadores e equipamentos especializados necessários às operações de busca e resgate. As equipes e os equipamentos brasileiros deverão decolar na manhã desta sexta-feira (26), de Guarulhos (SP), em aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira.

No sábado (27), o Brasil deverá enviar à Venezuela, por novo voo, um hospital de campanha, com a correspondente equipe médica, bem como medicamentos e insumos para a saúde. Além disso, cem purificadores de água com painel solar (capacidade de 5 mil/dia cada) também deverão ser transportados e doados à Defesa Civil venezuelana.

A mobilização brasileira, coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), integra o esforço internacional de resposta à emergência humanitária na Venezuela. Outros países e organismos internacionais também anunciaram o envio de equipes especializadas, suprimentos e assistência às autoridades venezuelanas.

Os terremotos, seguidos de aproximadamente 20 réplicas, provocaram destruição extensa, com registro de desabamentos de edifícios em Caracas e outras cidades, além de graves danos estruturais no Aeroporto Internacional de Maiquetía, que teve suas operações suspensas. Até o momento, as autoridades venezuelanas contabilizam 164 mortes e 971 pessoas feridas, mas há expectativa de milhares de mortos, em razão dos declarados desaparecidos. (Foto: Força Aérea Brasileira)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

13:21 Polícia