Política
Lei em Volta Redonda aproxima família e escola
Medida visa reduzir evasão escolar, diz autor
23/10/2024 09:43:17De iniciativa do vereador Hálison Vitorino (Republicanos), a Câmara de Volta Redonda aprovou o “Programa Família na Escola”, incentivando o aprendizado das crianças e adolescentes, através da integração entre família e escola. Para isso, a lei prevê a realização de atividades e eventos, nas escolas, ressaltando a importância da participação familiar nas atividades acadêmicas, na formação moral, ética e pessoal dos alunos.
“A presença dos familiares na escola de forma regular, vivenciando o cotidiano da criança, faz com que ela perceba o valor da educação e sinta-se mais motivada. Esta iniciativa pode diminuir a evasão escolar e possibilitar, aos alunos, um melhor desempenho no processo de aprendizagem”, ressaltou o vereador, enfatizando que o Ministério da Educação vem adotando medidas neste sentindo como, por exemplo, a implantação do Dia Nacional da Família na Escola, celebrado no dia 24 de abril.
De acordo com a lei, as atividades devem ocorrer durante a “Semana da Família na Escola”, período dedicado à realização de eventos para a família; exposições de trabalhos sobre o tema; atividades culturais e desportivas; palestras e debates, utilizando a tecnologia como ferramenta de aproximação entre escola e família. As redes sociais também devem servir como ferramenta de aproximação entre escola e família.
“A família é considerada a responsável direta pela formação indivíduos, contudo, a função de fornecer uma educação formal por meio das diretrizes educacionais, é da escola. Como consequência disso, a instituição de ensino e a família se tornam corresponsáveis pela formação afetiva, social e cognitiva dos alunos. Esses dois setores devem atuar juntos, em sintonia para o fortalecimento do aprendizado dos nossos alunos”, concluiu o vereador. (Foto: Divulgação)