segunda-feira, 16 junho 2025
Whatsapp | (24)99202-0053

Internacional

Leão XVI: "O Senhor me chamou para carregar uma cruz e realizar uma missão"

Novo papa celebra sua primeira missa com os cardeais

09/05/2025 07:58:31

O papa Leão XIV disse esperar que durante seu papado a Igreja Católica seja um "farol que ilumina as noites do mundo". A fala do novo pontífice ocorreu durante a homilia de sua primeira missa, realizada para cardeais na Capela Sistina na manhã desta sexta-feira (9).

Na homilia, o novo pontífice destacou a união e o Evangelho, e disse esperar que a Igreja e seu papado se tornem um "farol que ilumina as noites do mundo". Leão XIV também lamentou o declínio da fé em detrimento do dinheiro ou do "poder do prazer".

"Deus me confiou este tesouro para que, com a sua ajuda, eu possa ser seu administrador fiel em benefício de todo o Corpo Místico da Igreja. Ele o fez para que ela seja cada vez mais plenamente uma cidade sobre o monte, uma arca de salvação navegando pelas águas da história e um farol que ilumina as noites deste mundo", afirmou Leão XIV, segundo a tradução oficial, em sua primeira homilia como papa.

"Ainda hoje não faltam contextos em que a fé cristã é considerada uma coisa absurda, para pessoas fracas e pouco inteligentes; contextos em que em vez dela se preferem outras seguranças, como a tecnologia, o dinheiro, o sucesso, o poder e o prazer", disse o pontífice.

Ele pregou ainda que a Igreja Católica deve ser um farol para o mundo e que se identifique pela santidade de seus membros, e não pela “grandiosidade de seus edifícios”. A fala passa uma visão semelhante à do papa Francisco, seu antecessor.

O papa Leão XIV também fez um alerta contra a ideia de reduzir a figura de Jesus a um "líder carismático ou a um super-homem". "Ainda hoje, não faltam contextos nos quais Jesus, embora apreciado como homem, é simplesmente reduzido a uma espécie de líder carismático ou super-homem, e isto não apenas entre os não crentes, mas também entre muitos batizados, que acabam por viver, a este nível, num ateísmo prático", afirmou. A reportagem é do g1. (Foto: Vatican News)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:30 Polícia